Senado vota projetos em defesa da mulher



Aproveitar-se da relação de autoridade para importunar alguém com propósito de obter favores sexuais poderá ser crime. Projeto nesse sentido, de autoria da deputada Iara Bernardi, será votado nesta quarta-feira (dia 18) pelo Plenário do Senado, desde que receba a tempo parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Também será votado projeto que obriga os planos privados de saúde a realizarem a cirurgia reparadora de mama, nos casos de mutilação decorrente de tratamento contra câncer. De autoria da deputada Jandira Feghali, a iniciativa visa a corrigir omissão da lei que regulamentou a atuação desses serviços. Em razão dessa omissão, inúmeras mulheres pagam planos de saúde e, na hora que têm câncer, descobrem que não podem fazer a cirurgia reparadora.

Dependendo de pareceres das Comissões de Assuntos Sociais e de Constituição, Justiça e Cidadania, será votado também projeto que obriga os delegados a informarem às vítimas de estupro que elas têm direito a fazer aborto. O texto determina que as delegacias fornecerão, no ato do registro policial, a relação das unidades hospitalares públicas aptas a realizarem a interrupção da gravidez. De autoria do deputado Professor Luizinho, o texto estabelece ainda que, para a realização do aborto, tem que haver o consentimento da gestante.

Na mesma sessão, o Senado vota, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição de autoria do senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) que pretende acabar com a guerra fiscal entre os estados - a oferta de vantagens fiscais para atrair a instalação de novas empresas. Se aprovada, a emenda será remetida à apreciação da Câmara, onde também terá de ser votada duas vezes.

Será examinado ainda projeto do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) que concede anistia a dirigentes ou representantes sindicais e trabalhadores punidos por participação em movimento reivindicatório. Devem ser votados igualmente decretos legislativos concernentes à renovação de licença para o funcionamento de quatro emissoras de rádio.

17/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota projetos em favor da mulher e da educação

Senado vota projetos em favor da mulher e da educação

CAS vota projetos de interesse da mulher e do idoso na próxima quarta

Gleisi Hoffmann quer Comitê de Defesa da Mulher no Senado

Senado votará três projetos em favor da mulher

Projetos para proteção da mulher são destaque da pauta do Senado