SENADO VOTA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NESTA TERÇA



O plenário do Senado votará na próxima terça-feira (dia 23), em primeiro turno, o substitutivo do senador Beni Veras (PSDB-CE) à proposta de reforma da Previdência Social aprovada pela Câmara. Também para esta semana está prevista a votação, em turno suplementar, de projeto do senador Flaviano Melo (PMDB-AC) instituindo normas que visam acelerar a reforma agrária.

A proposta de reforma previdenciária introduz grandes modificações no sistema de aposentadoria: idade mínima de 60 anos para homens, e 55 para mulheres; extinção do sistema proporcional para funcionários públicos; e redução de até 30% dos proventosque o servidor percebia na ativa.

Entre as alterações incorporadas ao substitutivo de Beni Veras está a criação de uma fase de transição para quem já é contribuinte, aumentando em 20% o tempo necessário para o início da aposentadoria, com idade mínima de 53 anos, para homens, e 48 para mulheres, e comprovação de 35 ou 30 anos de contribuição, respectivamente.

REFORMA AGRÁRIA

O projeto de Flaviano Melo, com substitutivo do relator, Osmar Dias (PSDB-PR), reduz o prazo durante o qual o dono da fazenda pode recorrer à Justiça para tentar reclassificar a terra como produtiva, fugindo à desapropriação. No texto original, o prazo é de dois anos; na primeira votação, foi aprovado o de 90 dias, e no turno suplementar, o plenário vai apreciar proposta de 150 dias.

19/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário vota nesta terça reforma da Previdência. PFL anuncia voto contrário

REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVERÁ SER VOTADA NESTA TERÇA-FEIRA

PLENÁRIO COMEÇA A DISCUTIR NESTA TERÇA (DIA 12) REFORMA DA PREVIDÊNCIA

SENADO VOTA AMANHÃ (10) REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Senado termina reforma da Previdência na terça

SENADO APROVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA. AMANHÃ VOTA DESTAQUES