Senador da Colômbia fala da experiência indígena no Parlamento



A experiência parlamentar indígena em outros países da América Latina foi abordada nesta segunda-feira (18) durante o seminário -Índios e Parlamento-. Segundo o senador Felix Taraupes, da Colômbia, há apenas 11 anos os povos indígenas colombianos, distribuídos por mais de 80 nações, conseguiram inserir alguns direitos fundamentais no texto constitucional.

Felix Taraupes revelou que os índios colombianos começaram -a abrir caminho para a construção de uma nova política- no país entre as décadas de 60 e 70. O gradual fortalecimento da causa indígena culminou, conforme observou, com a inserção do direito desses povos à terra na Constituição de 1991.

- Antes éramos tratados como selvagens, sem direito a pensamento ou alma - afirmou Tarauapes.

Apesar dos avanços obtidos, o senador lamentou que algumas das lideranças indígenas com investidura política tenham desvirtuado suas ações e se rendido à corrupção.

A partir do momento em que a Constituição passou a garantir recursos fiscais para as áreas indígenas, afirmou Tarauapes, muitos líderes começaram a comportar-se como -funcionários do governo, assumindo vícios da burocracia e tornando-se caciques da politicagem-. Passaram também, disse ele, a distribuir cargos e a se associar a correntes políticas liberais e conservadoras, se distanciando da causa de seu povo.

Atualmente, existem cinco índios com assento no Parlamento da Colômbia. Para Taraupes, a bandeira principal da causa indígena no Legislativo deve ser a conservação de seu território. Na sua opinião, isso é fundamental para que os povos indígenas possam continuar vivendo com autonomia e dignidade.



18/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Colômbia busca experiência brasileira para setor agrícola

Magno Malta diz que Brasil deveria aproveitar experiência da Colômbia no combate à violência

Parlamento indígena é debatido em seminário

Parlamento pede solução negociada para crise entre Equador e Colômbia

Senador quer levar a 40 municípios sucesso de experiência educacional no Piauí

Senador argentino assume presidência do Parlamento do Mercosul