Senador destaca compromisso de Mário Covas com legado de seu pai, Teotônio Vilela



O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) disse que a fidelidade do governador Mário Covas ao exemplo de seu pai, Teotônio Vilela, o torna "ainda mais compromissado com o exemplo do próprio Covas". A afirmação foi feita na sessão solene em homenagem à memória do governador, falecido há um ano.

O representante alagoano recordou que, há 14 anos, em outra sessão solene no Senado que homenageava a memória de seu pai, afirmou que o patrono da anistia política, se fosse vivo, teria como nova bandeira a anistia social, "para resgatar a cidadania de milhões de brasileiros".

- Então Covas me disse: "Você falou o que eu gostaria de dizer". Ouvi nessas palavras mais que um cumprimento, ouvi um compromisso - afirmou o parlamentar.

Teotônio Vilela Filho disse que depois viu Covas honrar esse compromisso com o legado de seu pai em muitas oportunidades, "desde o curso da Assembléia Nacional Constituinte até suas ações no governo de São Paulo". O parlamentar destacou que, na Constituinte, a credibilidade de Covas "possibilitou o entendimento para a aprovação de avanços fundamentais". No governo do estado, herdado em completo caos, deixou um "exemplo de ajuste e responsabilidade fiscal com absoluta sensibilidade social".

O parlamentar afirmou que Covas sempre esteve munido "das mesmas e únicas armas de que dispunha: a palavra, com toda sua inexcedível capacidade de convencimento; e sua própria prática e postura, com todo o peso do respeito que se impunha". Teotônio Vilela Filho disse que o falecido governador mostrou ser possível "a vitória da ética sobre a truculência, da seriedade sobre a corrupção e da transparência sobre o subterfúgio".

O senador saudou a "saga pessoal" de Mário Covas, que "resistiu à fatalidade da doença com o mesmo heroísmo revelado na luta pelo soerguimento da ordem democrática".

- Covas foi digno até o último suspiro. E porque foi digno na vida, torna-se símbolo de vida, de lealdade e de coerência, de ética e de justiça. E, como exemplo, ele será imortal na história do seu país e sempre lembrado na memória do seu povo. Louvável exemplo, bendito Mário Covas - finalizou o senador.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano destaca legado ético de Mário Covas, morto há 10 anos

Habitação: Rede de Compromisso Social recebe Menção Honrosa no Prêmio Mário Covas

Habitação: Rede de Compromisso Social recebe Menção Honrosa no Prêmio Mário Covas

Sala da CFC agora se chama "Senador Mário Covas"

Teotônio Vilela defende reforma política

Teotonio Vilela defende retomada do Proálcool