Senador quer coibir "uso irresponsável de antibióticos" na agropecuária



O senador Tião Viana (PT-AC) anunciou, nesta terça-feira (1º) a apresentação de projeto para proibir o uso não-terapêutico de antimicrobianos, os conhecidos antibióticos, em animais, e também para atribuir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária competência para determinar os princípios ativos envolvidos e registrar os produtos que os contenham.

O parlamentar condenou a prática de empregar antibióticos na composição de suplementos alimentares regulares. Nas fazendas, é costume o rebanho ou plantel recebe medicamento rotineiramente para favorecer o crescimento e reduzir o risco de determinadas doenças. Esse costume, disse o parlamentar, tem sido apontado como promotor de risco para humanos, já que promovem a perda da eficácia terapêutica de antimicrobianos usados na medicina humana, relacionado ao uso veterinário destes medicamentos.

- A indústria de produção animal no mundo, hoje, está usando, indiscriminadamente, produtos que são nocivos também à saúde humana quando mal empregados na saúde animal. Exemplos são os antimicrobianos. Há descaso, indiferença, negligência, irresponsabilidade e até o uso indiscriminado, todos subordinados ao lucro por parte dos setores que estão vinculados à indústria de produção animal - disse.



01/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares quer coibir a compra de voto

Valadares quer coibir discriminação no ambiente de trabalho

JUCÁ QUER COIBIR CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM VÔOS

TIÃO VIANA QUER COIBIR TRÁFICO DE DROGAS NA AMAZÔNIA

JUCÁ QUER MEDIDA PARA COIBIR EMISSÃO DE TÍTULOS FALSOS

CABRAL QUER SENADO COM PODER PARA COIBIR ABUSO DE MAGISTRADO