Senador Sérgio Souza comemora prorrogação de Protocolo de Kyoto



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) comemorou a prorrogação da validade do Protocolo de Kyoto até 2020, aprovada no último sábado (8) na 18ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 18), realizada em Doha, no Catar. O tratado, que prevê o compromisso dos países com a redução das emissões de carbono, expiraria em dezembro deste ano.

Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (12), o parlamentar mostrou-se preocupado com o crescimento contínuo da emissão de gases de efeito estufa, principalmente diante da crise econômica internacional iniciada em 2008, a qual, afirmou, prejudicou os esforços dos países na adoção de novos padrões de produção.

Um relatório recente do Banco Mundial indica que, se as emissões continuarem neste nível, a temperatura média global aumentará 4 graus Celsius até 2060. É um cenário muito grave.  Para se ter uma ideia, pequenos estados insulares podem sumir do mapa, engolidos pelo aumento do nível dos oceanos. Serão nações sem território – alertou.

Sérgio Souza lamentou o fato de os Estados Unidos, dono da maior economia do planeta, não ter assinado o Protocolo de Kyoto e chamou atenção para a maior responsabilidade dos países desenvolvidos com a questão climática.

Sérgio Souza disse que países em desenvolvimento, como o Brasil, têm feito mais pela redução do carbono do que os ricos. O parlamentar citou ainda o esforço brasileiro para a preservação da Amazônia. Ele ressaltou que o país reduziu em 77% o índice de desmatamento na região em relação 2004.

Comissão

Sérgio Souza informou que apresentará, na próxima quarta-feira (19), seu relatório com as conclusões do trabalho desenvolvido em 2012 pela Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC).



13/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza comemora reeleição de Obama

Aprovado o Protocolo de Kyoto

Sérgio Souza comemora votações prioritárias no Senado

Sérgio Souza comemora aprovação da MP do Código Florestal

Sérgio Souza comemora sucesso do agronegócio no primeiro semestre

Sérgio Souza comemora centenário da Universidade Federal do Paraná