Senadores aprovam empréstimos externos para Sergipe, Tocantins e Paraná



Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (27), em votações simbólicas no Plenário, três projetos de resolução que autorizam os estados de Sergipe e de Tocantins e o município de Toledo, no Paraná, a contratarem empréstimos externos destinados a dois projetos de preservação ambiental e a um programa de desenvolvimento sustentável. Os projetos serão promulgados.

Com a aprovação, os senadores autorizaram a operação a ser contratada entre o estado de Sergipe e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird – Banco Mundial), no valor de US$ 70,2 milhões. O dinheiro financiará o uso eficiente e sustentável de águas da bacia do rio Sergipe.

Já o município de Toledo (PR) ficou autorizado a assinar contrato de empréstimo com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 9,4 milhões de euros. Os recursos vão financiar projetos que visam transformar dejetos de suínos em energia. O município de Toledo desenvolve também projetos que objetivam melhor destinação do lixo urbano.

Por sua vez, o Tocantins fica autorizado a contratar, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), empréstimo de US$ 99 milhões para o Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do estado (Prodoeste).

O Prodoeste é o maior projeto do BID no Brasil. Com a irrigação de 36 mil hectares, a produção de grãos na região beneficiada poderá ser ampliada de 800 mil toneladas para 3,6 milhões.



27/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE examina pedidos de empréstimos externos para Sergipe, Paraná e Tocantins

Senadores aprovam contratação de empréstimos externos para São Paulo e Bahia

Empréstimos externos para Goiânia e Sergipe são aprovados na CAE

Sérgio Souza diz que Paraná não consegue cumprir pré-requisitos para empréstimos externos

Senado aprova empréstimos externos para Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará

Senadores aprovam empréstimos para três estados