Sérgio Souza diz que Paraná não consegue cumprir pré-requisitos para empréstimos externos



Em discurso nesta quarta-feira (13), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) afirmou que o governo do Paraná não vem conseguindo cumprir os pré-requisitos constitucionais para que o estado contrate empréstimos externos. Ele disse esperar que o governo paranaense consiga solucionar as pendências para que o estado seja autorizado, pela Secretaria do Tesouro Nacional, a contratar esse tipo de empréstimo.

De acordo com o senador, várias operações de crédito externo para o Paraná tramitam no Tesouro Nacional, porém dependem de garantias da União, que só podem ser concedidas se o estado apresentar as contrapartidas constitucionais e da Lei de Responsabilidade Fiscal, como limites de gasto com pagamento de pessoal.

Sérgio Souza declarou que o governo federal não é o responsável pelo atraso na autorização dos empréstimos por parte do Tesouro. O senador rechaçou as acusações de que o governo federal, com o PT no comando, estaria impedindo propositalmente os empréstimos ao Paraná, que tem o PSDB no governo.

Sérgio Souza disse ser favorável a qualquer tipo de empréstimo externo que o Paraná pleiteie com o intuito de investimentos no estado.

- Não medirei esforços para aprovar essas matérias no Senado com a maior brevidade possível – afirmou.



13/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores aprovam empréstimos externos para Sergipe, Tocantins e Paraná

CAE examina pedidos de empréstimos externos para Sergipe, Paraná e Tocantins

OSMAR DIAS: PARANÁ SÓ TERÁ EMPRÉSTIMOS QUANDO CUMPRIR EXIGÊNCIAS DA CAE

Sérgio Souza defende maior participação do Paraná no FPE

Sérgio Souza aponta encolhimento do PMDB no Paraná

Sérgio Souza destaca ações do governo federal no Paraná