SENADORES CONVOCAM MINISTROS PARA DEBATES SOBRE AMAZÔNIA E DEFESA NACIONAL



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai votar, em reunião às 17h30 de terça-feira (dia 14), requerimento de convocação de cinco ministros para debater o tema "Amazônia e Defesa Nacional". Os ministros que poderão ser convocados pela comissão são Luiz Felipe Lampreia, das Relações Exteriores, Élcio Álvares, da Defesa, José Carlos Dias, da Justiça, Fernando Bezerra, da Integração Nacional e Alcides Tápias, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O requerimento para a convocação dos cinco ministros é do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR). Dois outros requerimentos sobre a Amazônia - um do senador Tião Viana (PT-AC) e outro do senador Roberto Freire (PPS-PE) - também estão na pauta. O primeiro visa à realização de um seminário intitulado "A Amazônia - patrimônio ameaçado?"-, com a participação dos ministros do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e das Relações Exteriores, de outras autoridades e de especialistas. O segundo pretende a convocação de ministros e dos comandantes das três Forças Armadas. Os parlamentares querem debater a devastação ambiental da Amazônia, o perigo da internacionalização daquela região, a situação do Projeto SIVAM e os problemas enfrentados com países da fronteira que têm guerrilhas e narcotráfico.
Na mesma reunião, os senadores vão votar 10 projetos de decretos legislativos que dispõem sobre acordos internacionais, todos com pareceres favoráveis dos relatores. O primeiro item da pauta é um projeto que aprova o texto do acordo de cooperação do Brasil com a República de Guiné Bissau na área de turismo. Em seguida, os senadores votarão a aprovação do texto do acordo sobre transporte fluvial transversal fronteiriço de passageiros, veículos e cargas, celebrado entre o Brasil e a Argentina em 1997.
Outros três projetos na pauta da comissão tratam de acordos do Brasil com a Argentina: cooperação para funcionamento do Centro Único de Fronteira entre São Borja e São Tomé, acordo sobre integração cultural e sobre isenção de vistos. Dois acordos com a Venezuela também serão votados. Eles dispõem sobre a convenção interamericana para proteção e conservação das tartarugas marinhas e sobre o Tratado de Cooperação Amazônica.
Com a República Tcheca, o Brasil tem um acordo sobre o exercício do emprego por parte dos dependentes do pessoal diplomático, consular e administrativo, cujo projeto será votado na comissão. Na área do Mercosul, os senadores vão votar projeto que aprova o protocolo de defesa da concorrência do bloco econômico, assinado em 1997, em Assunção, no Paraguai. O décimo projeto da pauta aprova a adesão do Brasil ao texto do acordo de cooperação para o domínio do desporto entre Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, República Portuguesa e República Democrática de São Tomé e Príncipe.
A CRE é presidida pelo senador José Sarney (PMDB-AP).

13/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem mais debates sobre defesa da concorrência

Simon propõe que 2004 seja Ano de Defesa da Soberania Nacional sobre a Amazônia Brasileira

Estados convocam etapas locais da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Finep e Ancine convocam selecionados para defesa oral de produções de TV

Impacto de cortes no Orçamento sobre a Defesa Nacional preocupa senadores

Papaléo defende implementação da Estratégia Nacional de Defesa para a Amazônia