Senadores criticam uso de medida provisória para mudança no "Provão"



A discussão e votação do Projeto de Lei de Conversão n° 10/04 (MP n° 147/03) levou novamente os senadores a debater o uso excessivo de medidas provisórias para assuntos que não são urgentes e merecem um debate mais profundo do Congresso Nacional. O próprio relator do Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da educação Superior], senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), disse que o impasse em torno da proposta não era referente ao mérito, mas sim ao fato de que ter sido apresentada pelo Executivo por medida provisória, e não por projeto de lei.

O senador Osmar Dias (PDT-PR), presidente da Comissão de Educação, anunciou que o ministro da Educação, Tarso Genro, irá à comissão na próxima terça-feira (23) para debater as propostas do governo para o ensino superior e será cobrado exatamente sobre isso: o uso de medidas provisórias. Osmar aproveitou para denunciar o fechamento de 43 cursos superiores no Paraná pelo governador Roberto Requião, inclusive o curso de Agronomia de Maringá, fundamental para a cidade, que tem economia baseada na agricultura.

A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) anunciou que iria votar contra a proposta a pedido de entidades como a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), que não foram consultadas sobre as mudanças.

- Estive hoje, com outros parlamentares, com o ministro da Educação, Tarso Genro, e lhe pedimos que o debate sobre o ensino superior, estatização ou privatização, não venha por medida provisória, seria constrangedor - disse Heloísa.

O líder do PFL, senador José Agripino Maia (RN), afirmou que pessoalmente votaria contra, por discordar da proposta pelas mesmas razões do colega de partido José Jorge (PE), que a classificou como um retrocesso em relação ao "Provão". Mas deixava o voto do partido em aberto. Os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS) e Alvaro Dias (PSDB-PR) também criticaram o uso de medida provisória em assunto de tal complexidade.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) fez uma análise da proposta, informou ter apresentado emendas, ainda na fase de debates na Câmara dos Deputados, que foram aprovadas pelo relator e anunciou voto favorável.



17/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores criticam inclusão de 'penduricalhos' em medida provisória

Senadores elogiam cadastro positivo, mas criticam criação por medida provisória

Senadores rejeitam medida provisória para acelerar votações

Senadores pedem benefícios para 'setores esquecidos' em medida provisória

SENADORES DA CAE RECLAMAM DE MEDIDA PROVISÓRIA

Senadores governistas rejeitam medida provisória