Senadores debatem acordo energético entre Brasil e Bolívia
O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, participam de audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) nesta terça-feira (13), às 11h. As duas autoridades deverão prestar esclarecimentos sobre o acordo energético entre Brasil e Bolívia para fornecimento de gás. O debate foi sugerido pelos senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Renato Casagrande (PSB-ES).
A assessoria do senador Renato Casagrande informou que esse debate foi proposto porque os senadores estão preocupados com uma possível crise energética no Brasil. Assim, a audiência tem a finalidade de trazer o governo ao Senado para explicar a política energética brasileira. O novo acordo energético entre Brasil e Bolívia deverá ser assinado em dezembro, durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da Bolívia, Evo Morales.
Os senadores também querem ouvir explicações a respeito da economia do país. Os requerentes da audiência estão preocupados, segundo a assessoria, com a possibilidade deempresas, nacionais ou estrangeiras, deixarem de fazer investimentos por medo do risco de apagão energético.
Indicação e emendas
À tarde, a CI reúne-se, a partir das 14h, para deliberar a respeito da recondução de Haroldo Lima ao cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A indicação, da Presidência da República, tem como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
A CI também vai discutir e votar nessa reunião as emendas da comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2008 (PL 30/07-CN). O relator da matéria é o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) e as emendas aprovadas serão apresentadas à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Por meio da LOA, são estimadas as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e estabelecidos os gastos a serem realizados com tais recursos.
As reuniões serão realizadas na sala 13 da ala Alexandre Costa.12/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado acordo cultural entre o Brasil e Bolívia
Acordo de combate às drogas entre Brasil e Bolívia prevê participação dos EUA
Sibá quer comissão de senadores nas negociações entre Brasil e Bolívia
SENADORES DEBATEM COM MALAN ACORDO DO BRASIL COM FMI
Senadores debatem com Amorim crise com a Bolívia
Senadores aprovam acordo entre Brasil e Barbados