Sibá quer comissão de senadores nas negociações entre Brasil e Bolívia



O senador Sibá Machado (PT-AC) apresentou nesta terça-feira (2) um requerimento para a criação de uma comissão do Senado que participe das negociações entre os governos do Brasil e da Bolívia sobre a questão do gás e do petróleo. A iniciativa ocorre após a decisão do presidente Evo Morales, anunciada na segunda-feira (1º), de nacionalizar a exploração de gás e petróleo na Bolívia - o que afeta diretamente a Petrobras, principal empresa do setor naquele país.

- Não podemos achar que estamos em uma situação de guerra. Acredito que haverá uma grande negociação entre o governo brasileiro e o boliviano - declarou Sibá em Plenário.

O senador reconheceu, no entanto, que a decisão do governo boliviano "pegou a todos de surpresa". A nacionalização desse setor da economia foi uma das bandeiras da campanha de Evo Morales à presidência, no ano passado. Estima-se que mais de 50% do gás natural consumido no Brasil provenha da Bolívia.

Ao destacar a importância da Petrobras para aquele país, Sibá leu em Plenário trechos de artigo do jornalista Luís Nassif publicado na Folha de S. Paulo. Em um deles, Nassif recorda que "a Petrobras chegou à Bolívia em 1996, dentro de um acordo celebrado entre os governos dos dois Estados Nacionais". Em outro, o jornalista destaca que, segundo o presidente da estatal, "durante os dez primeiros anos do gasoduto [Brasil-Bolívia], a Petrobras comercializou o gás com perdas, visando fomentar o uso do combustível no Brasil, ao mesmo tempo em que garantia o pagamento do gás contratado; ou seja, a Petrobras assumiu os riscos de transportar e comprar o gás boliviano em um momento em que a Bolívia não dispunha de reservas suficientes para cumprir o contrato e o mercado de gás no Brasil não estava suficientemente desenvolvido".

Por outro lado, ao comentar a alegada defesa feita por Morales das riquezas naturais de seu país, Sibá ressaltou que "a Bolívia foi um Estado 'sugado' ao longo de sua história".

02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores debatem acordo energético entre Brasil e Bolívia

Brasil quer intensificar negociações entre Mercosul e União Europeia

Sibá elogia sucesso das negociações entre governo e pequenos agricultores

Ministro diz que Brasil exigirá preço racional para o gás nas negociações com a Bolívia

Sibá comemora inauguração de ponte Brasil/Bolívia

Senadores comemoram avanço nas negociações entre governo e pescadores artesanais