Senadores defendem maior agilidade na liberação de autorizações para rádios comunitárias



O Ministério das Comunicações acumula mais de 9 mil pedidos de autorização para operação de emissoras de radiodifusão comunitária, mas até o momento apenas 19 rádios comunitárias foram autorizadas a funcionar. A informação, revelada pelo secretário de Serviços de Radiodifusão do Ministério, Paulo Roberto Menicucci, causou reações dos senadores que participaram da audiência pública da Comissão de Educação (CE) destinada a instruir o projeto de lei que cria as televisões comunitárias.

Segundo Menicucci, o ministério tem sido rigoroso na seleção de entidades, que, para executar o serviço, não podem ter fins lucrativos. Ainda assim, continuou, o ministério já enviou mais de 500 processos para aprovação do Congresso, como exige a Constituição. Ele acredita que, até o final do próximo ano, o governo vai atingir a meta de ter pelo menos 1,5 mil autorizações de rádios comunitárias enviadas ao Legislativo.

O secretário revelou que, na maioria dos casos, a documentação apresentada não cumpre as exigências legais. Por isso, ele informou que o ministério está promovendo debates para dar conhecimento da legislação, o que fez a qualidade dos documentos apresentados melhorar, aumentando a agilidade na apreciação dos processos.

Apesar de muitos municípios não terem manifestado interesse em implantar a radiodifusão comunitária, a previsão do ministério é de que haja 10 mil rádios comunitárias em funcionamento no Brasil em poucos anos. Para isso, o Congresso terá que aprovar a outorga e, a cada três anos, a renovação da autorização de funcionamento de cada uma delas.

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) considera que o volume de matérias a serem apreciadas é muito grande e pode atrapalhar os trabalhos legislativos. Ele sugeriu que os projetos de decreto legislativo que têm que ser aprovados na Câmara e no Senado sejam terminativos na CE. "Acho que o Amazonas não terá interesse em analisar a concessão para o município de Modelo (SC)", exemplificou. O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) afirmou que vai continuar a pressionar o ministério para apressar a concessão de autorização para funcionamento de rádios comunitárias.

06/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT aprova autorizações para rádios comunitárias

Aprovadas novas autorizações para rádios comunitárias

Senado aprova autorizações para rádios comunitárias

Senado vota autorizações para rádios comunitárias

Aprovadas autorizações de funcionamento para quatro rádios comunitárias

Governo quer mais autorizações para rádios comunitárias em 2003