Senadores defendem o incremento da produção de gás em todo o país
O senador Delcidio Amaral (PT-MS), que junto com o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) foi um dos autores do requerimento para a realização da audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) sobre a questão do gás natural, disse que durante a reunião ficou clara a necessidade de se discutir uma regulamentação própria para o gás natural.
Para o senador, -o gás natural veio para ficar-, razão pela qual pediu que o governo crie uma política própria pra o setor e construa, de imediato, gasodutos para garantir a expansão do consumo de gás.
- Não podemos dar seqüência a um sistema energético que só depende de São Pedro - alertou Delcidio, ao criticar a opção brasileira pela energia hidrelétrica. A seu ver, é de fundamental importância que as usinas térmicas a gás natural operem de maneira flexível.
O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) voltou a pedir a construção, pela Petrobras, de um gasoduto para abastecer de gás natural o Nordeste e o seu estado, a Bahia. Ele também aconselhou às autoridades energéticas a tomar todo cuidado para que o país não amargue outro racionamento, como o ocorrido em 2001. Por isso defendeu a expansão de usinas termoelétricas.
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) cobrou maior sintonia entre órgãos ambientais e o Ministério das Minas e Energia para agilização de construção de novos gasodutos, como o de Urucu-Porto Velho, em Rondônia.
25/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores defendem produção brasileira de biocombustíveis
Senadores defendem produção de energia eólica
Acordo estimula produção de hemoderivados em todo o País
APROVADA LEI PARA REGULAR A PRODUÇÃO DE CLORO EM TODO O PAÍS
Papaléo anuncia projeto de incremento da produção de açaí no Amapá
Senadores foram eleitos com 84,1 milhões de votos válidos em todo o país