Senadores destacam contribuições de Pinotti à política e à saúde da mulher
Parlamentares de todos os partidos usaram a tribuna na tarde desta quarta-feira (1º de julho) para homenagear o médico ginecologista e deputado federal José Aristodemo Pinotti, que morreu na madrugada de terça para quarta em São Paulo, aos 74 anos, vítima de um câncer de pulmão. Em sinal de luto pelo falecimento de Pinotti - então à frente da Secretaria Municipal Especial da Mulher, da Prefeitura de São Paulo - , a sessão deliberativa desta quarta-feira foi levantada.
O senador Marco Maciel (DEM-PE), o primeiro a se pronunciar, ressaltou as qualidades de Pinotti enquanto político e enquanto profissional. Eduardo Suplicy (PT-SP), por sua vez, destacou a luta do ex-deputado no combate ao câncer de mama.
Inácio Arruda (PCdoB) observou que com todo o conhecimento que tinha, Pinotti "fez política para defender um sistema público de saúde, capaz de atender o conjunto da população mais pobre do Brasil".
Marisa Serrano (PSDB-MS), que costumava se consultar com Pinotti, destacou que o médico era um dos mais conhecidos do mundo em sua área. Já o presidente do Senado, José Sarney, disse que Pinotti era um homem de "espírito público extraordinário".
Da Redação / Agência Senado / Agência Senado
01/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores destacam atuação de Serra no Ministério da Saúde
Inácio Arruda lembra que Pinotti era um entusiasta da política
Suplicy manifesta o pesar dos 12 senadores do PT pela morte de Pinotti
Senadores lamentam falecimento de deputado José Aristodemo Pinotti
Valter Pereira: saúde pública brasileira deve muito a Pinotti
Premiadas destacam importância da sessão do Congresso para fortalecimento da luta da mulher