SENADORES DEVEM MARCAR NOVOS DEPOIMENTOS NESTA TERÇA
A convocação do presidente do banco foi proposta pelo senador Jader Barbalho (PA), presidente do PMDB e líder do partido no Senado. Ele quer também ouvir Yssuyuki Nakamo, que teria tomado em empréstimos mais de 30% de tudo que o Bozano Simonsen poderia emprestar. A reunião da CPI foi solicitada por Jader Barbalho. .
Os senadores também devem decidir na reunião se convocam novamente para depoimento o ex-presidente do Banco Excel, Ezequiel Nasser, apontado pela revista IstoÉ Dinheiro como o responsável por operações irregulares que "fizeram desaparecer US$ 100 milhões" da instituição. O Excel foi o comprador do Banco Econômico, dentro do Proer, o que exigiu injeções financeiras próximas de R$ 5 bilhões do Banco Central. .
Ao depor à CPI, em agosto, Ezequiel Nasser afirmou ter deixado o Excel "tinindo" e, mesmo assim, vendeu a instituição ao Banco Bilbao Viscaya "por apenas um real". Conforme a revista, o Banco Central descobriu operações financeiras simuladas envolvendo também a agência do Banco Excel-Econômico nas Bahamas, conhecido paraíso fiscal. .
Os trabalhos da CPI do sistema financeiro foram prorrogados por mais 56 dias, a pedido do senador Jader Barbalho, exatamente para investigar o caso Excel. A presidência da comissão de inquérito já pediu ao Banco Central e ao Ministério Público da Bahia cópias de auditoria realizada no Excel-Econômico, no período 97/98.
04/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores que integrarão CPI da Petrobras devem ser indicados nesta terça
Senadores devem votar nesta terça medidas provisórias do Plano Brasil Maior
Senadores devem votar projeto que obriga tomada de depoimentos de testemunhas em salas separadas
CPI dos Sanguessugas começa a tomar depoimentos nesta terça
CPI do Futebol ouve três depoimentos nesta terça-feira
DEPOIMENTOS SOBRE PROER PODEM SER DEFINIDOS NESTA TERÇA-FEIRA