Senadores devem votar projeto que obriga tomada de depoimentos de testemunhas em salas separadas



Nos processos criminais, as testemunhas de acusação e de defesa poderão dar os seus respectivos depoimentos em salas distintas, da forma como já ocorre nos processos de competência do Tribunal do Júri. É o que prevê projeto do Executivo que consta da pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (20).

O relator da matéria, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), é favorável à aprovação do projeto (PLC 93/04). Para ele, a proposta colabora para o aperfeiçoamento da legislação vigente, uma vez que, observou, auxilia na busca pela verdade. O projeto dá nova redação ao artigo 210 do Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41).

Jogo de azar

Na mesma reunião, a CCJ deve apreciar ainda outro parecer do senador Jarbas Vasconcelos, favorável a projeto (PLS 274/06) que retira os jogos de azar da Lei de Contravenções Penais (lei 9.613/98), colocando-os no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). O projeto tem por objetivo criminalizar a exploração de jogos de azar, de forma a tornar mais eficiente a ação penal contra a lavagem de dinheiro.

De acordo com o projeto, considera-se jogo de azar todo aquele, eletrônico ou não, em que o ganho ou a perda dependa da sorte, ou toda atividade que, mediante a distribuição de bilhetes, listas, cupões, vales, cartelas, sinas, símbolos ou meios analógicos, faz depender de sorteio a obtenção de prêmio em dinheiro ou bens de outranatureza.

O projeto também determina que o juiz poderá apreender e seqüestrar bens, diretos e valores de quem burlar a lei. Estão incluídos aí hotéis, fundação, sociedade, associação ou até mesmo a residência particularem que se realizam jogos de azar, quando dele habitualmente participam pessoas que não são da família de quem a ocupa. O projeto foi apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, que investigou, de 2004 a 2005, a utilização das casas de bingo para beneficiar o crime organizado.

Se aprovados, ambos os projetos seguem para votação do Plenário do Senado.



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado na CCJ projeto que obriga testemunhas a serem ouvidas em salas separadas

SENADORES DEVEM MARCAR NOVOS DEPOIMENTOS NESTA TERÇA

Plano de trabalho da CPI prevê tomada de 35 depoimentos

CCT inicia tomada de depoimentos de presidentes de conselhos da Finatec

CPI deve manter tomada de depoimentos desta terça

IGNÁCIO PROPÕE 60 DIAS PARA DEPOIMENTOS DE TESTEMUNHAS