Senadores devem votar hoje adesão da Venezuela ao Mercosul
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) está reunida neste momento e pode votar o Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul. A matéria é relatada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que apresentou voto contrário à sua aprovação. Nesta semana, no entanto, o parlamentar anunciou estar aberto a acordo, desde que o governo de Hugo Chávez se comprometa a respeitar a democracia.
A manifestação do relator ocorreu após audiência pública, na terça-feira (27), com o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, um dos principais opositores do presidente venezuelano. Ledezma defende a adesão de seu país ao Mercosul, com ressalvas. Entre os aspectos a serem observados, o prefeito citou o respeito às práticas democráticas e aos acordos até então firmados pelo bloco.
Em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (28), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que também integra a CRE, anunciou a apresentação de voto em separado - assim chamado o voto contrário ao apresentado pelo relator sobre determinada matéria - a favor da entrada da Venezuela no Mercosul. Conforme informou, assinam com ele o voto em separado os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Inácio Arruda (PCdoB-CE), João Pedro (PT-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP), Francisco Dornelles (PP-RJ), João Ribeiro (PR-TO), Geraldo Mesquita Júnior, (PMDB-AC), Pedro Simon (PMDB-RS) e Renato Casagrande (PSB-ES).
Em reunião realizada pelo Parlamento do Mercosul (Parlasul) no dia 19, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), defendeu o pleito venezuelano, apontando argumentos econômico e político. Para Mercadante, o isolamento da Venezuela seria ainda pior para a oposição naquele país.
Também consta da pauta da reunião de hoje da CRE a escolha de um membro do colegiado para compor a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.
Mais informações a seguir
Senadores rejeitam requerimento que previa visita à Venezuela29/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE deve votar nesta quinta adesão da Venezuela ao Mercosul
Líder do PT confirma: Governo vai tentar votar adesão da Venezuela ao Mercosul nesta quarta
Sarney não crê em votação de adesão da Venezuela hoje
Ainda hoje senadores devem instalar Conselho de Ética, votar LDO e concluir votações da ordem do dia
Adesão da Venezuela ao Mercosul aguarda votação em Plenário
Relator lê parecer sobre adesão da Venezuela do Mercosul