SENADORES DISCUTEM COMPETÊNCIA DE SUBCOMISSÃO
Para a líder do Bloco de Oposição, senadora Heloísa Helena (PT-AL), o Regimento Interno do Senado (artigo 73) é claro e a subcomissão não tem funções investigativas. "Para isso existe a CPI", disse.
- Não podemos apresentar à sociedade algo que não é verdade. Não daremos continuidade à CPI (do Judiciário) coisa nenhuma - afirmou Heloísa, que lamenta que a subcomissão tenha poderes limitados para investigar as denúncias.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou ter assinado o requerimento para instalação de uma CPI sobre o assunto, mas disse esperar que a subcomissão consiga aclarar os fatos. O líder do governo, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), ressaltou a responsabilidade da subcomissão, por estar acompanhando os trabalhos de outros poderes sobre as conclusões da CPI do Judiciário.
- Tenho certeza que a subcomissão irá fazê-lo com rigor, determinação e transparência - disse Arruda, que pediu ao relator, senador José Jorge (PFL-PE), que apresente já na reunião desta quarta-feira (dia 2) pareceres sobre os requerimentos propostos.Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) convidou os colegas da CCJ a uma reflexão sobre a gravidade do assunto abordado e o instrumento que está sendo utilizado.
Citando a possível influência exercida por Eduardo Jorge junto a fundos de pensão, Suplicy levantou a possibilidade de retomar-se a discussão, iniciada pelo ex-ministro da Administração, Luís Carlos Bresser Pereira, sobre a instituição de um código de ética para ocupantes de postos-chave na administração pública.
01/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores discutem projeto que define competência para fixação de índices de produtividade nas áreas rurais
SENADORES DISCUTEM LIMITES DE SUBCOMISSÃO
Senadores destacam competência e correção de Alencar
Senadores elogiam competência de delegação brasileira em Cancún
Senadores destacam dedicação e competência de Maldaner em homenagem
Em despedida informal, senadores elogiam produtividade e competência de Rodolpho Tourinho