Senadores discutem projeto que define competência para fixação de índices de produtividade nas áreas rurais



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública nesta terça-feira (4), às 10h, para debater o projeto que determina a participação dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Agrário na fixação dos índices de produtividade de propriedades rurais. A audiência será realizada em conjunto com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O projeto (PLS 202/05), de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), também institui prazos, após a fixação ou ajustamento dos indicadores de produtividade, para que as propriedades rurais possam adequar-se aos novos valores.

Pela legislação atual (Lei 8.629/93), que dispõe sobre a regulamentação de dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, os dois ministérios participam apenas da revisão dos indicadores de produtividade, mas não fixam esses índices nas áreas rurais. Essa legislação, segundo Lúcia Vânia, é incoerente e precisa ser mudada.

Os convidados para a audiência pública são os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. Também foram convidados: Eliseu Alves, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Fábio de Salles Meirelles, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Rolf Hackbart, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Manoel José dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); e Pedro Ramos, pesquisador da Unicamp.

O projeto mantém o conceito de propriedade produtiva, definindo-a como aquela que é explorada econômica e racionalmente e atinge, simultaneamente, graus de utilização da terra e de eficiência na exploração do solo. A mudança proposta é quanto à determinação para que os ministros do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura especifiquem os parâmetros, índices e indicadores que devem ser dados para a propriedade ser considerada produtiva. A determinação do ministro deve ter a aprovação do Conselho Nacional de Política Agrícola, conforme o projeto.

Lúcia Vânia propôs também um dispositivo fixando prazo de dois anos para as lavouras temporárias e de cinco anos para lavouras permanentes e de exploração pecuária se adequarem à fixação ou ajustamento dos indicadores de produtividade. Acrescentou ainda que o ajuste dos parâmetros, índices e indicadores que formam o conceito de produtividade seja feito com base em estudos científicos e tecnológicos por órgão do Executivo de pesquisa agropecuária.

Na justificação para apresentação do projeto, a senadora disse que os índices de produtividade das propriedades rurais devem ser estabelecidos cuidadosamente para garantir aos produtores indicadores que norteiem o grau de eficiência produtiva da terra. As propriedades são classificadas, a partir desses índices, em pequenas, médias ou grandes.



30/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores criticam proposta do governo para novos índices de produtividade rural

Senadores querem participar da definição dos índices de produtividade rural

Em despedida informal, senadores elogiam produtividade e competência de Rodolpho Tourinho

CRA examina projeto sobre índices de produtividade rural

Volta ao Plenário projeto que altera índices de produtividade rural

CRA rejeita emendas a projeto que altera índices de produtividade rural