Senadores discutem criação da Comissão da Verdade
O senador Paulo Paim (PT-RS) abriu há instantes audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para discutir projeto que prevê a criação da Comissão Nacional da Verdade. O projeto (PLC 88/11), de autoria do Executivo, foi aprovado na Câmara e tramita agora no Senado.
Participam do debate Marcus Vinícius, secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Gilda Carvalho, procuradora federal dos Direitos do Cidadão; João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart; Iara Xavier Pereira, representantes do Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Distrito Federal; Aton Fon Filho, da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos; Susana Keniger Lisboa, da Comissão de Familiares de Mortos; Padre Geraldo Martins, assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com o texto aprovado pelos deputados, a Comissão da Verdade terá como finalidade examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988, com objetivo de "efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional". Para que a matéria fosse aprovada na Câmara no final de setembro, os deputados firmaram acordo pelo qual ficariam excluídos do grupo de investigação previsto no projeto tanto ex-torturadores quanto ex-terroristas.
O PLC 88/2011 está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde está sendo relatado pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Depois, será votado na CDH e na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Mais informações a seguir
18/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário vota criação da Comissão da Verdade
Senado aprova criação da Comissão Nacional da Verdade
Projeto de criação da Comissão da Verdade chega ao Senado
Dilma sanciona criação da Comissão da Verdade e lei de acesso à informação
"Revanchismo" da Comissão da Verdade é avaliado por senadores
Cristovam critica lentidão na criação de Comissão da Verdade e texto final de substitutivo dos 'royalties'