Senadores discutem em audiência pública Estatuto do Produtor Rural



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (23), às 11h, para instruir projeto de lei que trata do Estatuto do Produtor Rural. Entre os convidados para a audiência, estão os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, da Fazenda, Guido Mantega, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Também foram convidados a participar do evento os presidentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Manoel José dos Santos, e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antônio Ernesto de Salvo, e a coordenadora-geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Elisângela dos Santos Araújo.

A audiência atende a requerimento dos senadores Sibá Machado (PT-AC) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) fez um adendo ao requerimento para substituir membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por representante da Fetraf e também para incluir a CNA.

O projeto de lei que trata do Estatuto do Produtor Rural (PLS 325/06), de Antônio Carlos Valadares, tem como relator o senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) e tramita na CRA em decisão terminativa.

Segundo o relator, que deu parecer favorável, grande parte dos itens constantes do projeto estão disciplinados na legislação brasileira, mas a matéria inova por funcionar como catalisador dos atuais programas de política agrícola, de forma que eles possam atender ao produtor rural com maior eficiência.

O projeto tem também o mérito, segundo o autor e o relator da matéria, de reduzir os custos de transação do agronegócio, ao adotar medidas como a proibição, para as instituições financeiras, de condicionar a concessão de crédito rural à contratação, pelo produtor rural, de outros serviços bancários estranhos à atividade agropecuária.

O relator observa também que o Estatuto define produtor rural "com muita propriedade", pois aponta, de forma abrangente e tecnicamente correta, todas as atividades que podem ser exercidas no meio rural. Também define o agronegócio, incluindo nele a agricultura familiar.

O projeto prevê abuso de poder de mercado pelos fornecedores e compradores contra o produtor rural, sugerindo penas previstas na Lei de Defesa da Concorrência (Lei 8.884/94). Trata ainda de preservação do meio ambiente, no capítulo sobre a exploração sustentável da terra, e obriga que os rótulos dos insumos agropecuários tenham linguagem simples e acessível ao usuário leigo. Essa última medida, segundo o relator, visa proporcionar maior eficiência ao uso de insumos agropecuários, inclusive com efeitos sobre a preservação da saúde do trabalhador rural e do meio ambiente.



21/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estatuto do Produtor Rural é debatido em audiência pública na CRA

CRA realiza audiência pública sobre Estatuto do Produtor Rural

Audiência discute criação do Estatuto do Produtor Rural

Estatuto do Produtor Rural será debatido em audiência na terça-feira

CRA vota Estatuto do Produtor Rural

Valadares propõe Estatuto do Produtor Rural