Senadores discutem riscos do transporte rodoviário de GLP para o centro-oeste
O senador Ruben Figueiró é um dos que está preocupado com o transporte de GLP nas estradas
Os custos e os riscos do transporte rodoviário do GLP de São Paulo até a região Centro-Oeste do país preocupam os senadores. Em audiência da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) para tratar dos investimentos da Petrobras nos setores de gás e energia, o problema foi evidenciado por Ruben Figueiró (PSDB-MS) e Delcídio do Amaral (PT-MS).
– No Centro-Oeste a produção de GLP é zero e chega tudo de caminhão, o que é perigoso. Precisamos buscar uma alternativa. Seja por uma planta separadora de gás, pela busca de novas jazidas ou por meio de dutos. Precisamos acabar urgentemente com esse trança-trança de caminhões pelas estradas. O perigo é grande e o custo aumenta muito – afirmou Delcídio.
Perigo
Com a experiência de mais de 50 anos no setor, o empresário Ueze Zahan, presidente da Copagaz, disse que o GLP é o derivado do petróleo mais perigoso que existe e já matou milhares de pessoas no Brasil.
– Se um quilo de gás vazando de um botijão mata uma família inteira e destrói uma casa, imagina 30 toneladas escapando de um caminhão? O transporte de gás no Brasil sempre me apavorou – disse.
Segundo ele, a Copagaz tem uma frota de 200 caminhões-tanque, que são trocados a cada quatro anos por questões de segurança.
Ueze Zahan lutou durante anos pelo endurecimento das normas de segurança relativas a botijões de gás para uso doméstico e lembrou que até há pouco tempo havia uma explosão a cada quatro dias no Brasil, resultado principalmente da existência de milhões de botijões vencidos e nunca testados.
– Hoje há lei obrigando as empresas a realizarem testes periódicos dos botijões a cada dez anos. O resultado é que estamos há 670 dias sem nenhum registro de acidente – explicou.
A audiência, presidida pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi encerrada no início da tarde.
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11/09/2013
Agência Senado
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