Senadores discutem sistema de cotas em universidades



Os senadores Ideli Salvatti (PT-SC), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Paulo Paim (PT-RS), Pedro Simon (PMDB-RS) e Marina Silva (PT-AC) manifestaram apoio à implementação do sistema de cotas em universidades federais. Eles se pronunciaram durante debate na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com a presença do ministro Edson Santos de Souza, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A discussão, presidida por Demóstenes Torres (DEM-GO), visa auxiliar os senadores na votação do PLC 180/08, que institui o sistema de cotas para ingresso no ensino superior.

Em resposta ao senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o ministro afirmou que a política de cotas pode acelerar os resultados obtidos pelas políticas sociais, no sentido da redução de desigualdades no país. Mercadante citou estatísticas que mostram a queda da diferença de renda entre a população negra e a população branca, nos últimos anos, devido à adoção de políticas sociais como o programa Bolsa Família. Para Edson Santos, a política de cotas é indispensável e complementar às políticas sociais.

Ideli lamentou que o projeto que tramita na CCJ não possa ser votado na reunião desta quarta-feira - a matéria aguarda decisão do Plenário sobre requerimento solicitando que o PLC 180/08 seja apensado ao PLS 344/08, do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que trata do mesmo tema. Perillo, que considerou as propostas complementares, avaliou que seu projeto seria "mais amplo, por tratar de cotas sociais, beneficiando toda a população pobre do país".

Também se manifestaram no debate os senadores Marco Maciel (DEM-PE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Romeu Tuma (PTB-SP).

Mais informações a seguir



01/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE, CAS e CDH discutem cotas para as universidades federais

Renan defende sistema de cotas em universidades

CDH debate dez anos do sistema de cotas em universidades

Estudantes pedem votação de sistema de cotas em universidades

Sistema de cotas nas universidades públicas passa na CDH e pode tramitar com urgência

Ana Rita destaca aprovação de sistema de cotas para universidades federais