Senadores do PDT defendem reajuste a parlamentares que cubra somente a inflação



Falando em nome do PDT e do senador Jefferson Péres (AM), o senador Osmar Dias (PR) defendeu que o reajuste dos parlamentares seja decidido por votação em Plenário, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (19). Osmar propôs ainda que o reajuste seja concedido somente pelo valor da inflação de 2002 a 2006, o que elevaria os subsídios para cerca de R$ 16,5 mil, em vez de R$ 24,5 mil, valor decidido em reunião das Mesas e das lideranças da Câmara e Senado na semana passada.

O STF julgou que somente os plenários das duas Casas podem decidir pelo reajuste, por meio de votação de projeto de decreto legislativo.

Ooutro integrante da bancada do partido, senador Cristovam Buarque, ratificou a posição de Osmar Dias, argumentando que a forma como foi estabelecido o reajuste "pode ferir a credibilidade da Casa".

- O PDT quer atender o que decidiu o Supremo. Se é por decreto legislativo levemos a proposta ao Plenário. O PDT defende reajuste para parlamentares pela inflação do período - enfatizou.

19/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores defendem necessidade de legislação que evite denúncias vazias contra parlamentares

Sarney acusa a mídia e senadores de atribuírem a crise somente a ele

Somente uma mudança de partido entre senadores recém-eleitos

Parlamentares defendem Lei Maria da Penha

Parlamentares defendem suas emendas em discussão da MP 627

Movimento social e parlamentares defendem mudanças na MP 636