Senadores eleitos na Região Sul



Rio Grande do Sul

Sérgio Pedro Zambiasi (PTB) é radialista e jornalista de profissão. Casado, pai de quatro filhas, o senador eleito nasceu em Encantado, Rio Grande do Sul, em 1949. Sérgio Zambiasi conquistou grande popularidade, tanto na capital do estado quanto no interior gaúcho, com suas atividades como radialista. Em 1986 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, sendo reeleito outras três vezes pelo Partido Trabalhista Brasileiro. Presidente regional do PTB, exerceu ainda a função de presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, na qual fez oposição ao governo de Olívio Dutra (PT).
Suplentes: Edir Pedro Domeneghini e Cláudio Antônio Manfroi.

O segundo senador eleito pelo Rio Grande do Sul foi o deputado federal Paulo Renato Paim (PT). Metalúrgico, sindicalista, pai de cinco filhos, Paim foi eleito quatro vezes como deputado federal (1987-1991, 1991-1995, 1995-1999 e 1999-2003). Sempre em defesa das causas previdenciárias e trabalhistas, foi escolhido pelo DIAP durante seus mandatos como um dos parlamentares mais influentes e líder na formulação, debate e negociação das políticas salariais.
Suplentes: Roberto Macacnan e José Pinto da Motta Filho.

Paraná

Osmar Fernandes Dias (PDT) nasceu em Quatá, São Paulo, em 1952. Engenheiro agrônomo e agropecuarista, Osmar Dias obteve seu primeiro mandato legislativo ao eleger-se senador da República pelo Paraná em 1994, candidatando-se pelo então Partido Progressista. Posteriormente, junto com seu irmão, o também senador Álvaro Dias, Osmar Dias filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira. No entanto, desenvolveu um tom crítico em relação à política do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2001, Osmar Dias saiu do PSDB e integrou-se ao Bloco Oposição, depois de assinar o requerimento para criação de uma CPI para apurar a corrupção no governo federal. Pai de duas filhas, o senador eleito atua em defesa da agricultura e foi presidente da Comissão de Assuntos Sociais.
Suplentes: Jorge Luiz Bernardi e José Carlos Gomes Carvalho.

O professor de letras Flávio José Arns (PT) iniciou sua vida pública como deputado federal. Elegeu-se pela primeira em 1989 sendo reeleito para mais dois mandatos. Durante suas legislaturas, era membro ativo das Comissões de Educação e Direitos Humanos. Em outubro de 2001, trocou o PSDB pelo Partido dos Trabalhadores. Pai de um casal de filhos, Arns nasceu em Curitiba em 1950.
Suplentes: Imar Pereira da Silva e Márcio Pessatti.

Santa Catarina

Leonel Arcângelo Pavan (PSDB) nasceu em Sarandi, Rio Grande do Sul, em 1954. O senador eleito iniciou sua carreira política em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, como vereador em 1981. Posteriormente, alcançou o cargo de prefeito daquela cidade, tida como um dos maiores pólos turísticos de Santa Catarina. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PSDB. Em 1996, Leonel Pavan voltou à prefeitura de Balneário Camboriú. Em 2000, foi reeleito e cumpriu seu terceiro mandato à frente do executivo municipal.
Suplentes: Selma Elias Westphal e Neuto Fausto de Conto.

A professora Ideli Salvatti (PT) é a grande surpresa nas eleições de Santa Catarina. Apesar de não liderar nenhuma pesquisa de intenção de votos, foi a senadora mais votada entre os 11 candidatos que disputavam a vaga. Recebeu 1,045 milhão de votos (com 99,02% dos votos apurados). Sindicalista e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores, foi eleita para seu primeiro mandato como deputada estadual em 1994 e reeleita em 1998. Neste período, foi líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, membro de quatro comissões permanentes e presidente de duas CPIs. A educação, o serviço público e a fiscalização dos atos públicos são as três áreas prioritárias de sua atuação parlamentar. Ideli nasceu em São Paulo, em 1952.
Suplentes: Belini Meurer e Luís Carlos João.



07/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores eleitos na Região Sudeste

Senadores eleitos na Região Centro-Oeste

Senadores eleitos na Região Norte (Rondônia,Roraima e Tocantins)

Senadores eleitos na Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Pará)

Senadores eleitos na Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba)

Senadores eleitos na Região Nordeste (Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)