Senadores eleitos na Região Norte (Rondônia,Roraima e Tocantins)
Rondônia
Fátima Cleide Rodrigues da Silva (PT), 39 anos. A primeira mulher eleita para o Senado em Rondônia iniciou a militância política no movimento sindical (CUT, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) nos anos 80. Formada em Letras e professora do ensino público federal, Fátima Cleide exerce desde 1999 a presidência do diretória regional do PT no estado. Nascida em Porto Velho, tem três filhos e vai exercer pela primeira vez um cargo no Legislativo.
Suplentes: José Raimundo Pires Medeiros e Jairo Augusto de Carvalho
Valdir Raupp de Matos (PMDB), 47 anos. Catarinense de nascimento, foi eleito a primeira vez em 1982, para a Câmara dos Vereadores de Cacoal (RO). Em 1984 elegeu-se prefeito de Rolim de Moura, também em Rondônia, repetindo o feito em 1992. Antes de acabar o mandato, candidatou-se para o governo do estado, sendo eleito em 1994. É casado com a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) e tem dois filhos.
Suplentes: Manoel Ângelo Chagas e Tomás Guilherme Correia
Roraima
Romero Jucá Filho (PSDB), 47 anos. Economista com pós-graduação em Engenharia Econômica, natural de Recife (PE), é o atual vice-líder do governo no Congresso Nacional. No governo de José Sarney (1985-1990) foi presidente da Funai e da Fundação Projeto Rondon. Em 1988 foi nomeado governador do então território de Roraima. Antes de se eleger senador, em 1994, foi diretor de abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e secretário nacional de Habitação. Casado, tem quatro filhos.
Suplentes: Delacir de Melo Lima e Wirlande Santos da Luz
Augusto Affonso Botelho Neto (PDT), 54 anos. Médico e pecuarista, natural de Vitória (ES), é membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e ex-secretário estadual da Saúde.
Suplentes: Ernesto Martins Vieira Júnior e Neides Batista
Suplentes: José João Batista Stival e Manoel Alencar Neto.
Leomar de Melo Quintanilha (PFL) é casado e pai de três filhos. Nascido em Goiânia (GO), em 1945, o senador eleito tem agora seu segundo mandato, desta vez pelo Partido da Frente Liberal. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Quintanilha exerceu as profissões de bancário e agropecuarista, tendo começado sua vida política na antiga Arena. Entre 1990 e 1998, foi presidente da Federação Tocantinense de Futebol. Eleito deputado federal em 1989, foi reeleito para a Câmara dos Deputados, e posteriormente disputou o mandato de senador da República. Eleito, foi líder do Partido Progressista Brasileiro. O senador Leomar Quintanilha exerceu, nesta legislatura, a função de vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais.
Suplentes: Luiz Tolentino e Sadi Cassol.
07/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores eleitos na Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Pará)
Senadores eleitos na Região Nordeste (Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)
Senadores eleitos na Região Sul
Senadores eleitos na Região Sudeste
Senadores eleitos na Região Centro-Oeste
Senadores eleitos na Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba)