Senadores eleitos na Região Norte (Rondônia,Roraima e Tocantins)



Rondônia

Fátima Cleide Rodrigues da Silva (PT), 39 anos. A primeira mulher eleita para o Senado em Rondônia iniciou a militância política no movimento sindical (CUT, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) nos anos 80. Formada em Letras e professora do ensino público federal, Fátima Cleide exerce desde 1999 a presidência do diretória regional do PT no estado. Nascida em Porto Velho, tem três filhos e vai exercer pela primeira vez um cargo no Legislativo.
Suplentes: José Raimundo Pires Medeiros e Jairo Augusto de Carvalho

Valdir Raupp de Matos (PMDB), 47 anos. Catarinense de nascimento, foi eleito a primeira vez em 1982, para a Câmara dos Vereadores de Cacoal (RO). Em 1984 elegeu-se prefeito de Rolim de Moura, também em Rondônia, repetindo o feito em 1992. Antes de acabar o mandato, candidatou-se para o governo do estado, sendo eleito em 1994. É casado com a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) e tem dois filhos.
Suplentes: Manoel Ângelo Chagas e Tomás Guilherme Correia

Roraima

Romero Jucá Filho (PSDB), 47 anos. Economista com pós-graduação em Engenharia Econômica, natural de Recife (PE), é o atual vice-líder do governo no Congresso Nacional. No governo de José Sarney (1985-1990) foi presidente da Funai e da Fundação Projeto Rondon. Em 1988 foi nomeado governador do então território de Roraima. Antes de se eleger senador, em 1994, foi diretor de abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e secretário nacional de Habitação. Casado, tem quatro filhos.
Suplentes: Delacir de Melo Lima e Wirlande Santos da Luz

Augusto Affonso Botelho Neto (PDT), 54 anos. Médico e pecuarista, natural de Vitória (ES), é membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e ex-secretário estadual da Saúde.
Suplentes: Ernesto Martins Vieira Júnior e Neides Batista

Tocantins O empresário João Batista de Jesus Ribeiro (PFL) nasceu em Goiás, na cidade de Campo Alegre, em 1954. Na política, conquistou seu primeiro mandato como vereador em Araguaína (TO), em 1983. Em 1987 foi eleito deputado estadual. De 1989 a 1993 esteve à frente da prefeitura de Araguaína. Posteriormente elegeu-se deputado federal, sendo reeleito até disputar uma vaga no Senado. Na Câmara dos Deputados atuou na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.
Suplentes: José João Batista Stival e Manoel Alencar Neto.

Leomar de Melo Quintanilha (PFL) é casado e pai de três filhos. Nascido em Goiânia (GO), em 1945, o senador eleito tem agora seu segundo mandato, desta vez pelo Partido da Frente Liberal. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Quintanilha exerceu as profissões de bancário e agropecuarista, tendo começado sua vida política na antiga Arena. Entre 1990 e 1998, foi presidente da Federação Tocantinense de Futebol. Eleito deputado federal em 1989, foi reeleito para a Câmara dos Deputados, e posteriormente disputou o mandato de senador da República. Eleito, foi líder do Partido Progressista Brasileiro. O senador Leomar Quintanilha exerceu, nesta legislatura, a função de vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais.
Suplentes: Luiz Tolentino e Sadi Cassol.



07/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores eleitos na Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Pará)

Senadores eleitos na Região Nordeste (Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)

Senadores eleitos na Região Sul

Senadores eleitos na Região Sudeste

Senadores eleitos na Região Centro-Oeste

Senadores eleitos na Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba)