Senadores eleitos na Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Pará)



Acre

Maria Osmarina Marina Silva de Souza (PT), 44 anos. Reeleita para o segundo mandato no Senado (a primeira vez foi em 1994), Marina Silva é licenciada em História pela Universidade Federal do Acre. Já ocupou os cargos de vereadora de Rio Branco (AC), entre 1988 e 1990, e deputada estadual (1991-1995). Em 1997 recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) por sua atuação em defesa do meio ambiente. É casada, tem quatro filhos e é vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
Suplentes: Antônio Ferreira da Silva e Sebastião Machado Oliveira

Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior (PSB), 53 anos. Formado em Direito, atua na política desde os anos 60, quando militava na Ala Vermelha, uma dissidência do PC do B. Filho do ex-governador e ex-senador Geraldo Mesquita, foi chefe de gabinete do governador Jorge Viana (1999-2003). Nascido em Fortaleza (CE), casado, é procurador da Fazenda Nacional. Esta foi a primeira vez que se candidatou a um cargo eletivo.
Suplentes: Francisco Evandro Rosas da Costa e Natal de Souza Chaves.

Amapá

João Bosco Papaléo Paes (PTB), 50 anos. Médico cardiologista, foi prefeito de Macapá no período de 1993-1996. Serviu no Exército até 1980, onde obteve a patente de primeiro-tenente do 3º Batalhão Especial de Fronteira, exercendo funções de membro da junta médica da Guarnição de Macapá. Foi secretário estadual da Saúde e presidente da Associação Médica do Amapá, antes de se lançar candidato em eleições. Casado, duas filhas, esta foi a primeira vez que concorreu ao Senado.
Suplentes: Uilton José Tavares e Sebastião Cristovam Fortes Magalhães

João Alberto Rodrigues Capiberibe (PSB), 55 anos. Formado em Zootecnia no Canadá, "Capi", como é conhecido no seu estado, morou por oito anos no exterior, depois que foi expulso do país pelo regime militar. Voltou ao Brasil em 1979, durante a Anistia. Em 1988 foi eleito para a prefeitura de Macapá. Seis anos depois elegeu-se governador do estado, sendo reeleito para o período de 1999 a 2003. Neste ano licenciou-se do cargo para concorrer ao Senado. É casado e tem três filhos.
Suplentes: Odete da Cruz Monteiro e José Ramalho de Oliveira

Amazonas

Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto (PSDB), 56 anos. Diplomata de carreira do Itamaraty (é primeiro-secretário licenciado) e advogado, está no terceiro mandato de deputado federal. Já foi prefeito eleito de Manaus (1989-1993) e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (2001-2002). Atualmente é líder do governo Fernando Henrique Cardoso na Câmara dos Deputados e secretário-geral do PSDB.
Suplentes: Ana Virgínia Rego Gama e Frank Luiz da Cunha Garcia

José Jefferson Carpinteiro Péres (PDT), 70 anos. Advogado, natural de Manaus (AM), professor titular de Economia da Universidade Federal do Amazonas e ex-secretário do Tribunal de Justiça do estado, foi eleito pela primeira vez em 1988, para a Câmara Municipal da capital amazonense. Reeleito novamente em 1992. Está no Senado Federal desde 1995, onde agora vai exercer o segundo mandato. Atualmente é o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Casa.
Suplentes: Erasmo Lino de Jesus Alfaia e Jefferson Praia Bezerra

Pará

Ana Júlia de Vasconcelos Carepa (PT), 44 anos. Arquiteta e funcionária de carreira do Banco do Brasil, Ana Júlia iniciou a militância política nos anos 80, na Universidade Federal do Pará. Em 1992 foi eleita vereadora de Belém. Quatro anos depois chegou à Câmara dos Deputados. Em 1997 encabeçou uma chapa do PT para a prefeitura da cidade, elegendo-se vice-prefeita e acumulando também a Secretaria Municipal de Urbanismo. Única mulher em uma família de sete irmãos, Ana Júlia tem uma filha.
Suplentes: Michel Dib Tachy e José Nery Azevedo

Duciomar Gomes da Costa (PSD), 47 anos. Bacharel em Direito e técnico em Contabilidade, Duciomar Costa é deputado estadual no Pará, onde preside a Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas. Foi eleito a primeira vez em 1988, para a Câmara dos Vereadores de Belém, sendo reeleito no pleito seguinte. Deputado estadual desde 1995, preside uma fundação assistencial em Belém que leva o seu nome.
Suplentes: Everaldo Siqueira Moreira e Fernando de Souza Flexa Ribeiro



07/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores eleitos na Região Norte (Rondônia,Roraima e Tocantins)

Senadores eleitos na Região Nordeste (Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)

Senadores eleitos na Região Sul

Senadores eleitos na Região Sudeste

Senadores eleitos na Região Centro-Oeste

Senadores eleitos na Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba)