Senadores elogiam acordo para eleição da Mesa e apontam projetos prioritários
Após a eleição para os últimos cargos ainda vagos na Mesa do Senado - a 4ª Secretaria e as suplências - senadores de todos os partidos elogiaram o acordo entre PR e PDT que possibilitou a indicação de Patrícia Saboya (PDT-CE) para a 4ª Secretaria. Os parlamentares também cumprimentaram os eleitos e apontaram as matérias que devem ter prioridade no Senado. A reunião preparatória para a escolha do ocupante da 4ª Secretaria e das suplências teve início na última terça-feira (3), mas não havia sido concluída ainda por falta do acordo político.
Osmar Dias (PDT-PR) agradeceu o empenho de todos os líderes partidários no acordo que levou à escolha de Patrícia Saboya. Marcelo Crivella (PRB-RJ) elogiou igualmente as negociações que permitiram a escolha da senadora pelo Ceará e defendeu a aplicação do mesmo critério da proporcionalidade partidária na distribuição da presidência das comissões.
Ideli Salvatti (PT-SC) considerou muito salutar para a Casa o respeito, no preenchimento da 4ª Secretaria, ao princípio da proporcionalidade. Renato Casagrande (PSB-ES) elogiou o PR "por ter compreendido a necessidade do respeito à proporcionalidade". Rosalba Ciarlini (DEM-RN) saudou a presença de duas mulheres na composição da Mesa.
José Nery (PSOL-PA) apontou aos novos componentes da Mesa a necessidade de priorizar projetos relativos às reformas política e tributária em tramitação no Congresso. Mário Couto (PSDB-PA) pediu prioridade para projetos que concedem aumentos salariais para aposentados. Flexa Ribeiro (PSDB-PA) defendeu também a colocação em pauta de projetos em favor de aposentados e pensionistas.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR)saudou a eleição da senadora Patrícia Saboya, mas ressaltou que a disputa de cargos muitas vezes compromete a imagem do Legislativo perante o povo.
- Esperamos que este momento de discussão de cargos seja esquecido. Afinal, não passamos boa imagem quando discutimos espaços que podem ser considerados fisiológicos. A boa imagem do Congresso Nacional se recupera com posições afirmativas, com posturas políticas que correspondam às aspirações da população brasileira - afirmou.
Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) registrou a atuação de Patrícia Saboya em prol de crianças e adolescentes.
- Parabenizo a Mesa porque temos uma soldada, uma lutadora pelas crianças do Brasil. Talvez pela primeira vez tenhamos na Mesa uma senadora que tem como bandeira as crianças e adolescentes, e, por consequência, a educação - declarou.
Saudaram ainda os novos componentes da Mesa os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Magno Malta (PR-ES), Arthur Virgilio (PSDB-AM), Wellington Salgado (PMDB-MG), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Francisco Dornelles (PP-RJ) e Jayme Campos (DEM-MT).
Para as suplências das secretarias da Mesa foram eleitos os senadores César Borges (PR-BA), Adelmir Santana (DEM-DF), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Gerson Camata (PMDB-ES).
Laércio Franzon e Paulo Sérgio Vasco / Agência Senado
04/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anibal Diniz elogia decisão da Mesa de agilizar projetos prioritários para o país
Sarney vai buscar acordo com lideranças para escolha de projetos prioritários
Senadores elogiam trabalho da ex-secretária-geral da Mesa
Senadores elogiam decisão da Mesa de promover sessões de debates temáticos
Eleição da Mesa acontece após a posse dos novos senadores
Senadores elogiam participação de todos no acordo sobre o Orçamento