Senadores elogiam decisão da Mesa de promover sessões de debates temáticos
Lembrando o debate de quarta-feira (20) entre os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Wellington Dias (PT-PI), que consideraram ter sido limitado por questões regimentais, vários parlamentares elogiaram a iniciativa de realização de sessões temáticas de debates e votações. Ao anunciar a medida, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse esperar que a Casa possa discutir mais largamente os grandes temas da agenda nacional - uma vocação que, conforme lembrou, remonta ao Senado do Império.
- Os dispositivos limitadores do tempo democratizam o uso da palavra, mas o regimento não contempla momentos em que é necessário um tempo maior para se instalar o debate - afirmou.
Aécio Neves, que na quarta-feira fez um pronunciamento criticando o desempenho do PT nos seus dez anos de governo, saudou os membros da Mesa pelo ato de "oxigenação" da Casa. O senador mineiro propôs uma agenda extensa de questões relevantes a serem discutidas .
- Um debate sadio, duro quando for necessário, mas respeitoso.
Wellington Dias, cujo discurso em resposta a Aécio foi limitado em cumprimento ao regimento, se disse animado com as medidas, e lembrou que as sessões temáticas eram uma cobrança antiga.
No mesmo sentido, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) declarou que o tema em questão na sessão de quarta-feira "carecia de um debate mais aprofundado" e cumprimentou a Mesa pela rapidez na adoção da medida, que classificou como modernizadora.
Ana Amélia (PP-RS) ressaltou que o regimento deve ser respeitado, mas lamentou a interrupção do debate de quarta-feira.
- Em alguns momentos o fato político deve-se sobrepor a apenas um regramento, o que era consenso de todos os parlamentares aqui presentes - disse.
21/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário aprova sessões de debates temáticos
Senadores elogiam trabalho da ex-secretária-geral da Mesa
Senadores elogiam debates e aprovação do projeto que trata da distribuição dos 'royalties'
Senadores elogiam acordo para eleição da Mesa e apontam projetos prioritários
Senadores elogiam decisão do TSE sobre Lei do Ficha Limpa
Senadores elogiam decisão TSE sobre fidelidade partidária