Senadores elogiam participação de todos no acordo sobre o Orçamento



Os parlamentares que se manifestaram durante a discussão e o encaminhamento da votação do projeto de lei do Orçamento de 2006 saudaram o presidente Renan Calheiros, o líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN) e os líderesde partidos, por terem concluído o acordo que permitiu a aprovação da matéria, o que ocorreuàs 23h15 desta terça-feira. Apesar disso, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) manifestou sua indignação com a peça aprovada, ressaltando que o Piauí receberá menos em 2006 do que recebeu em 2005, "emborao governador do estadoseja do PT".

Fernando Bezerra lembrou a participação de Renan Calheiros nas negociações com os governadores e o governo federal a respeito da compensação aos estados e municípios das perdas causadas pela Lei Kandir - um ponto importante no impasse para a votação da matéria orçamentária - e ressaltou a necessidade de o país aprovar seu orçamento, cujo projeto deveria ter sido votado há mais de três meses.

Em resposta a Fernando Bezerra, Renan Calheiros garantiu que a compensação será uma prioridade a curto prazo, uma vez que o acordo foi consolidado com a promessa do governo de avaliar o excesso de arrecadação da Receita para repassar recursos aos estados prejudicados com a Lei Kandir. Os governadores queriam incluir no orçamento adicional de compensação de R$ 1,8 bilhão, mas Renan lembrou que eles cederam para chegar a um consenso.

O senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, elogiou a determinação do presidente Renan Calheiros e do líder Fernando Bezerra em negociar um orçamento exeqüível. Segundo Virgílio, a bancada da Amazônia conseguiu incluir na peça R$ 110 milhões para a construção do gasoduto Coari-Manaus.

Por sua vez, o líder do PFL, senador José Agripino (RN), ressaltou que o acordo para a aprovação do orçamento ocorreu em função do empenho do presidente do Congressoem garantir o fim de um impasse entre o governo federal e o governo de Sergipe pela liberação de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

- O empréstimo ainda não saiu, mas não vamos pedir verificação de quórum, porque mais vale a palavra do presidente Renan - enfatizou o senador potiguar, garantindo seu voto a favor do projeto do governo, que agora vai à sanção.

O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) também falou na sessão do Congresso,sustentando a necessidade de que a votação do orçamento sofra mudanças nas suas regras, para evitar adiamentos, conforme aconteceu neste ano legislativo.

18/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores elogiam acordo para eleição da Mesa e apontam projetos prioritários

Lúcia Vânia e Benedito de Lira elogiam tentativa de acordo sobre royalties

Acordo de líderes e participação de Sarney devem reativar Comissão de Orçamento

Senadores elogiam decisão do TSE sobre Lei do Ficha Limpa

Senadores elogiam debate sobre defesa da concorrência

Senadores elogiam diálogo sobre reforma da Previdência