Senadores elogiam debate sobre defesa da concorrência
Senadores que participaram nesta quarta-feira (23) de audiência pública para discutir proposta que estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência disseram que o debate foi importante para embasar o relatório das cinco comissões do Senado que deverão emitir parecer sobre o assunto.
Na opinião do senador Renato Casagrande (PSB-ES), um dos autores do requerimento para a realização de debate, as sugestões encaminhadas por parte dos nove especialistas e autoridades que participaram da audiência ajudarão a aprimorar mais ainda o projeto.
- Trata-se de um projeto muito importante porque esclarece claramente a relação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor) com os demais órgãos e procura ainda definir com clareza a função de cada um - afirmou Casagrande, que presidiu parte dos debates.
Já o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), relator da matéria na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), disse que vai estudar todas as sugestões apresentadas e marcar reunião com cada um dos especialistas convidados a participar do debate na busca de um texto de consenso para o relatório.
- Não existe interesse em atrasar essa matéria. O assunto já está maduro e, com base nas informações que chegaram, acredito que no máximo em 15 dias poderemos colocá-la em votação - garantiu Salgado.
O presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), senador Fernando Collor (PTB-AL), que presidiu a primeira parte dos debates, observou que a grande preocupação em relação ao projeto é que o Cade interfira demasiadamente nas atribuições das agências reguladoras.
- A criação das agências reguladoras foi uma inovação importante na defesa dos direitos do consumidor. Queremos que dessa discussão saiam fortalecidos o Cade a também as agências- observou o senador por Alagoas.
Para o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), não há nada mais "conspiratório" contra o progresso e o desenvolvimento do que a concentração de poder e renda.
- Não vejo nada mais importante do que aprovar esse projeto, que permite a desconcentração de poder e renda. Queremos a distribuição de renda e a redução da desigualdade - enfatizou Crivella.
Já Paulo Duque (PMDB-RJ) lembrou que o Cade, quando foi criado, não tinha um papel importante, mas hoje é um órgão de fundamental importância para a sociedade.
- Queremos que o Cade tenha a importância que merece e não fique na plena burocracia, como outrora - afirmou Duque.
A audiência foi realizada em conjunto pelas comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e fiscalização e Controle (CMA). O projeto será apreciado por estes três colegiados e ainda pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Valéria Castanho / Agência Senado
23/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa na CAE debate sobre defesa da concorrência
Senadores querem mais debates sobre defesa da concorrência
Debate sobre sistema de defesa da concorrência será às 14h30
Senado realiza na quinta-feira debate sobre reestruturação do sistema de defesa da concorrência
Senadores elogiam debate sobre projeto que define crimes ligados à informática
Senadores debatem projeto que estrutura sistema de defesa da concorrência