Senadores elogiam temas levantados por Aécio
Em aparte ao discurso de Aécio Neves (PSDB-MG), nesta quarta-feira (6), a senadora Ana Amélia (PP-RS) se declarou favorável à proposta do senador mineiro de discutir em nível nacional a reformulação do pacto federativo brasileiro. Ana Amélia considerou inaceitável a situação atual de prefeitos de todos os estados terem que frequentemente se dirigir a Brasília para buscar recursos para seus municípios.
Wellington Dias (PT-PI) parabenizou Aécio pelo pronunciamento, considerando-o como inaugural de uma fase de debates mais aprimorados. Na opinião do parlamentar, o Senado, como Casa da Federação, deveria buscar debater preferencialmente os grandes temas nacionais, em vez de despender tempo com questões menos relevantes.
Mesmo citando a existência de divergências entre as prioridades dos governos do PT e do PSDB, Wellington Dias elogiou Aécio pela disposição em discutir no plenário do Senado temas de importância nacional.
- Esta Casa não pode ficar aqui discutindo temas no varejo. Se há uma das casas do Congresso que tem que ser no atacado é o Senado Federal - disse Wellington.
Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) parabenizou Aécio por prestar, com o pronunciamento, "um notável serviço" não apenas à oposição, mas sobretudo ao Senado Federal.
Em sua avaliação, Aécio conseguiu mobilizar forças políticas díspares e promoveu um debate que objetiva um futuro melhor para o país. Além disso, para Alvaro Dias, Aécio também teria demonstrado a diferença dos modelos de gestão adotados pelo PSDB e pelo PT na condução do país.
- O que considero importante destacar é que nos últimos anos houve um desprezo aos valores essenciais da ética. E isso distingue o modelo. Houve a banalização da corrupção no país e o Brasil se transformou num verdadeiro paraíso do superfaturamento de obras. Isto separa, afasta, isso distingue a prática. De outro lado, o que se viu foi a irresponsabilidade de gestão com o inchaço monumental da máquina pública aumentando despesas correntes ecomprometendo a capacidade de investir do estado brasileiro - afirmou o senador pelo Paraná.
06/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores elogiam discurso de Aécio Neves, mas defendem governos de Lula e de Dilma
Senadores elogiam capacidade de articulação de Aécio Neves na votação do texto que muda rito das MPs
Vídeo | Dilma precisa detalhar temas da reforma política, diz Aécio
Senadores elogiam relator do PPA
Senadores elogiam postura democrática de Gil
Senadores elogiam trabalho do relator