Senadores elogiam relator do PPA



O presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), disse ser de "fundamental importância" a aprovação do Plano Plurianual (PPA) na sessão do Congresso Nacional desta terça-feira (dia 18). Segundo ele, nesta quarta-feira (dia 19) a comissão já escolhe os subrelatores para o orçamento do ano que vem, motivo pelo qual seria importante já ter o PPA aprovado.

Até às 21h, porém, deputados e senadores ainda não haviam iniciado a votação do PPA. Durante o debate, Bezerra elogiou o trabalho do relator, deputado Santos Filho. Segundo o senador, trata-se de "um grande articulador político, com uma visão social muito boa".

Carlos Bezerra destacou que o relator tratou do PPA "de modo muito eficiente, praticamente com unanimidade". De acordo com o parlamentar pelo Mato Grosso, apenas a questão do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust) gerou divergências, em relação à execução do projeto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Bezerra também parabenizou os membros da comissão, que segundo ele "conseguiram aprovar o melhor projeto possível para o Brasil".

O Fust possibilitará a compra de 290 mil computadores para serem utilizados em 13,5 mil escolas públicas. A oposição não concorda que esse equipamento seja adquirido pelas concessionárias de telecomunicações. Segundo o deputado Sérgio Miranda, a licitação para a compra dos computadores favorecerá a Microsoft.

No entanto, o líder do PFL no Senado, Hugo Napoleão (PI), destacou as vantagens que o Fust traria para o processo educativo e de comunicações. Lembrando ter sido ministro da Educação e das Comunicações, Napoleão disse ter podido perceber o grande valor de se utilizar a educação a distância com meios modernos de telecomunicações.

O senador pelo Piauí também enalteceu a inclusão, no PPA, do ensino médico em hospitais universitários. Segundo ele, esses hospitais "constituem, sob ponto de vista de ensino, pesquisa, orientação e valorização do ser humano, muito em nosso país". Por fim, elogiou o tratamento dado pelo relator Santos Filho à questão da agropecuária, que irá significar melhor alimentação e nutrição para os brasileiros.

O trabalho de Santos Filho também foi enaltecido pelo senador Bello Parga (PFL-MA). Ele destacou que o Fundo de Apoio do Desenvolvimento Agropecuário fora retirado do PPA pelo governo, mas foi restabelecido pelo relator. Também a manutenção do ensino da Medicina nos hospitais universitários, que era extinto pelo governo, foi elogiada pelo parlamentar pelo Maranhão.

Já o senador Geraldo Althoff (PFL-SC) chamou a atenção para quatro emendas inseridas pela bancada de Santa Catarina na Comissão de Orçamento. São as que tratam do desenvolvimento integrado e sustentado da fronteira com o Mercosul, a construção de uma ponte sobre o rio Itajaiaçu, a duplicação de um trecho da rodovia federa 470 e a recuperação e preservação do meio ambiente da região da bacia carbonífera do estado.

18/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores elogiam trabalho do relator

Reforma do Judiciário: senadores elogiam trabalho do relator

Parlamentares elogiam depoimento de Perillo, mas relator diz que há contradições

Senadores elogiam postura democrática de Gil

Senadores elogiam aprovação do Fundeb

Senadores elogiam aproximação com o Chile