Senadores homenageiam Embraer



O Senado comemora, no período do expediente que antecede a sessão plenária de quinta-feira (18), os 42 anos de existência da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), criada em 19 de agosto de 1969 por Ozires Silva, oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ex-presidente da instituição. O requerimento solicitando a homenagem é de autoria do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).

A Embraer fabrica aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares. Ao lado da canadense Bombardier, é a terceira maior produtora mundial de jatos civis, atrás da Airbus e da Boeing, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros, sendo líder de mercado no segmento de aviões com 70 a 122 assentos.

Sediada em São José dos Campos (SP), a empresa tem unidades no Brasil e exterior, inclusive duas joint-ventures, uma na China, a Harbin Embraer, e outra em Portugal, a OGMA.

A Embraer surgiu com objetivo de implantar a indústria aeronáutica no país e dentro de um contexto político que visava substituir as importações. Seu primeiro presidente foi o engenheiro Ozires Silva, que havia liderado o desenvolvimento do avião Bandeirante. Inicialmente, a maior parte de seu quadro de pessoal formou-se pelo ITA, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA). De certa maneira, portanto, a Embraer nasceu dentro do CTA.

Em 1980, houve uma fusão com a Indústria Aeronáutica Neiva, que se tornou sua empresa subsidiária. Durante as décadas de 1970 e 1980, a Embraer conquistou importante projeção nacional e internacional com os aviões Bandeirante, Xingu e Brasília. A empresa expandiu seu espaço físico, o número de contratos e de empregados. Atualmente, conta com 17 mil empregados, dos quais 11 mil são diretos e seis mil indiretos.

A empresa tem também 46% de suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e 54% de suas ações negociadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (Bovespa).



16/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores homenageiam os vigilantes

Senadores homenageiam Richa

Senadores homenageiam médicos

Senadores homenageiam Nabor

Senadores homenageiam o Dia do Evangélico

Senadores homenageiam Thales Ramalho