Senadores homenageiam Richa



Durante o encaminhamento da votação dos requerimentos de votos de pesar pelo falecimento do ex-senador e ex-governador do Paraná, José Richa, nesta quarta-feira (17), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que Richa foi um dos mais destacados políticos brasileiros. Dentista por formação, foi prefeito, deputado federal, senador, governador e, ao longo da carreira, ganhou o respeito da comunidade paranaense e brasileira, observou Alvaro. O senador paranaense disse que sempre considerou Richa um homem honrado, político vocacionado e competente.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), por sua vez, afirmou que Richa foi um político que soube levar a todo o país palavras de idealismo, correção e sonho em relação ao Brasil. Flávio Arns (PT-PR) disse que, quando o povo do Paraná pensa em Richa, lembra de alguém aberto ao diálogo, ao entendimento, pensa em "um homem correto, sério e dedicado às causas do Paraná".

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) recordou que Richa sempre foi um homem de princípios. Ele lembrou detalhes da carreira política do ex-senador, que iniciou sua trajetória muito jovem, participou da fundação do MDB e tomou parte da campanha das Diretas Já, em 1984, entre outros momentos históricos do país. O senador Almeida Lima (PDT-SE) associou-se às manifestações de pesar e contou que Richa sempre lutou pela democracia.

O 1º secretário do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP) contou que sempre foi muito bem tratado por José Richa, por quem tinha grande respeito. O senador Osmar Dias (PDT-PR) afirmou que o ex-governador deixou o respeito pelo ser humano como principal herança para o filho que o sucede na política, Beto Richa. "Aprendi muito com José Richa", disse.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) também associou-se à homenagem e destacou a honestidade e lealdade de José Richa, com quem conviveu no início da vida pública. O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) afirmou que José Richa transcendeu o Paraná e escreveu seu nome na história política do Brasil de forma indelével. "O nome dele não pertence ao Paraná, pertence ao Brasil", disse.

O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) fez homenagem ao ex-governador paranaense em nome do povo do Pará. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) também associou-se às homenagens. "Existem homens que se valorizam por seu espírito conciliatório. Richa não era só político e administrador, era também conciliador", disse, lembrando que o ex-senador não era apegado aos cargos. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também associou-se à homenagem, assim como o senador Mão Santa (PMDB-PI).



17/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores homenageiam os vigilantes

Senadores homenageiam Embraer

Senadores homenageiam médicos

Senadores homenageiam Nabor

Senadores homenageiam o Dia do Evangélico

Senadores homenageiam Thales Ramalho