Senadores homenageiam Nilton Santos



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez nesta quarta-feira (27) homenagem a Nilton Santos, 88 anos, ex-lateral esquerdo do Botafogo e da seleção brasileira. Conhecido como a enciclopédia do futebol, o jogador não resistiu a uma infecção pulmonar e faleceu na tarde de hoje.

Ao propor um voto de pesar pelo falecimento do ex-jogador, o senador referiu-se a ele como "craque excepcional" e disse que 2013 foi um ano de grandes perdas para o futebol brasileiro: Djalma Santos, em 23 de julho; Nilton de Sordi, em 24 de agosto; Gilmar dos Santos Neves, em 28 de agosto, e, hoje, Nilton Santos.

Eleito pela FIFA em 2000 como o melhor lateral esquerdo de todos os tempos Nilton Santos nasceu no Rio de Janeiro em 16 de maio de 1925. Foi bicampeão mundial pela seleção brasileira em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile. Foi também o jogador que mais vestiu a camisa do Botafogo, único time pelo qual jogo durante toda a vida: 718 partidas em 16 anos de clube.

Lenda

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também declarou seu pesar pela morte de Nilton Santos:

- O futebol brasileiro perde a sua enciclopédia. Nilton Santos foi uma lenda das últimas gerações e se notabilizou como o mais clássico dos defensores - disse o senador, que tem o futebol como um tema constante em sua atuação parlamentar.

Assim como Suplicy, Alvaro Dias mencionou entre os talentos de Nilton Santos a sua habilidade para ir ao ataque, o que o teria notabilizado como um "ala pioneiro".

Ao noticiar a morte do ídolo do time, o site do Botafogo cita Nilton Santos de "o maior lateral-esquerdo de todos os tempos" e dá detalhes sobre a doença do ex-jogador. Ele sofria com o Mal de Alzheimer e de insuficiência cardíaca grave. O velório será realizado a partir das 20h no Salão Nobre de General Severiano, sede do clube.

Em homenagem a Nilton Santos, a Rádio Senado vai transmitir a partir das dez da noite a Reportagem Especial: “A Copa Bossa Nova – o primeiro título mundial do Brasil”, produzida originalmente em 2008, no aniversário de 50 anos da conquista da primeira Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.



27/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidenta Dilma lamenta morte do craque Nilton Santos e de operários na Arena Corinthians

Faixas vindas de todo o Estado homenageiam Covas em Santos

Senadores homenageiam os vigilantes

Senadores homenageiam Richa

Senadores homenageiam Embraer

Senadores homenageiam médicos