Senadores indignados com suspensão de aposentadorias de idosos



A decisão do Ministério da Previdência Social de suspender o pagamento dos aposentados com mais de 90 anos, obrigando-os a se recadastrar para receber o benefício, causou indignação entre os senadores. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e José Jorge (PFL-PE) chegaram a defender a demissão do ministro Ricardo Berzoini.

- Por respeito aos velhinhos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria trazer o ministro de volta à Câmara dos Deputados - disse José Jorge. Diante da repercussão negativa, inclusive entre parlamentares governistas, Berzoini, que é deputado federal licenciado, revogou a medida.

O presidente Lula foi cobrado pelos senadores, não apenas para que demita o ministro, mas para que peça desculpas aos idosos de todo o país.

- O que o ministro Ricardo Berzoini fez prejudicou em muito a imagem de Lula. Determinações como essa não podem ser colocadas em prática sem a anuência do presidente da República. Tenho a certeza de que ele, antes de adotar a medida, não ouviu o presidente e, por isso, não pode continuar como ministro - disse Antonio Carlos Magalhães.




07/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS pode ouvir Berzoni sobre suspensão de aposentadorias

Aelton lembra que aposentadorias de idosos sustentam famílias

Senadores defendem política de recomposição de aposentadorias

Senadores saúdam aumento do mínimo, mas cobram reajuste nas aposentadorias

Câmara analisa projeto aprovado por senadores que poderá aumentar benefícios e aposentadorias

Jayme Campos: senadores fizeram história ao aprovar reajuste de aposentadorias e fim do fator previdenciário