Senadores investigam em Manaus cobrança de propina em operação na Sudam



Os senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e Romeu Tuma (PFL-SP), membros da comissão encarregada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de investigar as denúncias contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), viajarão na próxima quinta-feira (dia 9) para Manaus (AM). Eles ouvirão testemunhas sobre a gravação de um telefonema, no qual o deputado Mário Frota (PDT-AM) teria intermediado, em nome de Jader, a cobrança de US$ 5 milhões para liberar financiamentos da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Além do próprio Mário Frota, outro que deverá ser ouvido pelos dois senadores é o ex-assessor do deputado, Nivaldo Marinho, que na semana passada compareceu espontaneamente à Polícia Federal, e confirmou ter sido o autor da gravação. Os senadores também levarão a fita cassete, na qual o telefonema estaria registrado, para que Mário Frota confirme ou negue ser sua a voz gravada.

Se o deputado amazonense negar que a voz na fita cassete é sua, os senadores pedirão que seja realizada uma perícia para tirar a dúvida. Antecipadamente, Tuma e Jefferson Péres solicitaram que a Polícia Federal tire cópias da fita gravada para comprovar sua autenticidade, especialmente no que diz respeito a se houve algum tipo de montagem.

07/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão analisa fita com denúncia de propina na Sudam

Suassuna rebate denúncias de cobrança de propina

Alvaro Dias vai encaminhar a ministro fita com denúncias de cobrança de propina

Conselho de Ética vota relatório de Moreira sobre denúncia de cobrança de propina

Senadores investigam pedofilia em Roraima

SENADORES INVESTIGAM POLUIÇÃO NO RIO E NO ESPÍRITO SANTO