Senadores lembram importância do Turismo
Vários senadores ocuparam a tribuna nesta quinta-feira (24) para comemorar, em sessão especial, o Dia Internacional do Turismo. O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), que abriu a sessão, lembrou que o principal objetivo da data comemorativa é promover a conscientização de toda a comunidade internacional sobre a importância do turismo, "especialmente em seus aspectos socais, culturais, políticos e econômicos".
- Aqui no Brasil, o turismo é uma indústria de extrema importância, especialmente para as regiões menos favorecidas do país. De norte a sul, de leste a oeste, possuímos belezas naturais inigualáveis, bem como exemplares únicos de arquitetura, culinária e manifestações culturais - destacou Marconi Perillo.
Lúcia Vânia (PSDB-GO) lamentou que a participação do Brasil na indústria mundial do turismo ainda seja pouco expressiva, em comparação com países desenvolvidos, que têm no setor uma das principais fontes de renda.
- Hoje, o turismo representa para os países em desenvolvimento algo em torno de 10% de suas receitas. É pouco, se comparado com as receitas turísticas dos países desenvolvidos, que alcançam índices algumas vezes superiores a 40% - casos da Espanha e França, para citar apenas dois - destacou Lúcia Vânia.
Marisa Serrano (PSDB-MS) enalteceu a criação do Ministério do Turismo, em 2003, como um "marco para o turismo brasileiro" e pediu mais recursos orçamentários para desenvolver o setor no Brasil, que, segundo citou, representa apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do turismo mundial.
- É preciso eliminar gargalos infraestruturais, investir em qualificação de pessoal, expandir as rotas turísticas, incluindo a revisão de rotas aéreas, revigorar as estações rodoviárias e ferroviárias, difundir a cultura do turismo, entre uma infinidade de outras ações, todas prioritárias - afirmou Serrano.
Sadi Cassol (PT-TO) informou que o turismo no Brasil, embora ainda em fase de desenvolvimento, já representa atualmente o primeiro item do setor de serviços da balança comercial brasileira.
Para Cristovam Buarque (PDT-DF), somente haverá desenvolvimento pleno do turismo brasileiro quando houver uma revolução interna na educação de base, para que todos possam, por exemplo, comunicar-se em outro idioma, além do português, com os estrangeiros que visitam o país.
Em seu pronunciamento, Serys Slhessarenko (PT-MT) lembrou que a cada ano a OMT escolhe um tema diferente para abordar durante a comemoração do Dia Internacional do Turismo.
- Este ano, o objeto da pauta da Organização é "Mudanças Climáticas: o turismo em busca de ecoeficiência", com foco nas soluções. Serão apresentados alguns bons resultados de práticas turísticas preservacionistas em todo o mundo - explicou a senadora pelo Mato Grosso.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) destacou pontos turísticos, belezas naturais, festividades e pratos típicos do Pará, região que, segundo lembrou, responde por 26% da região amazônica. Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) lembrou que falar em turismo é falar "em uma das economias mais prósperas do mundo, que movimenta grande parte da geração de empregos do país, dando oportunidade a vários setores da economia do país e, além de tudo, fazendo as pessoas felizes".
A sessão especial foi realizada por iniciativa do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), licenciado do cargo desde a última semana para ocupar cargo de Secretário de Educação do Tocantins.
24/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores lembram fim da Guerra do Contestado
Senadores lembram papel de Passarinho na redemocratização
Senadores lembram aniversário da morte de Jango
Senadores lembram papel de Dominguinhos na música brasileira
Senadores lembram centenário de nascimento de Jaime Câmara
Senadores lembram contribuição do PCdoB à história do país