Senadores manifestam pesar pela morte do ex-deputado Sérgio Miranda



Cinco senadores apresentaram pedido de voto de pesar pela morte do ex-deputado federal Sérgio Miranda, do PDT, ocorrida na manhã desta segunda-feira (26). No Plenário, ao abrir os trabalhos como presidente da sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou trechos de vida vida do deputado e de sua carreira política, assim como fizeram os senadores Lídice da Mata (PSB-BA), João Capiberibe (PSB-AP), Pedro Taques (PDT-MT) e Acir Gurgacz (PDT-RO).

Paim disse que, como deputado, Sérgio Miranda foi “defensor intransigente dos direitos dos trabalhadores” e lutou também pelos direitos dos aposentados e pensionistas.

- Foi um dos primeiros a falar da importância de mudarmos o fator previdenciário, um dos primeiros deputados a debater esse tema, e morreu sem ver essa luta, que eu também travo, tornar-se realidade – lamentou.

Sérgio Miranda foi professor e deputado federal por Minas Gerais, por quatro mandatos, de 1993 a 2006. Também atuou como vereador em Belo Horizonte, de 1988 a 1992. Por 43 anos, militou no Partido Comunista do Brasil. Em setembro de 2005, filiou-se ao PDT.

Como deputado federal, atuou na CPI que investigou fraudes do INSS e na investigação dos assassinatos de fiscais do Ministério do Trabalho. O parlamentar era especialista em orçamento e, disse Paim, dirigia todo o seu conhecimento para fortalecer os direitos sociais e a Previdência.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em seu pronunciamento, lembrou ter convivido com Sérgio Miranda na época da redemocratização do país.

- Sérgio destacou-se por sua coragem no tempo da ditadura, mas também pela doçura e solidariedade com que tratava seus companheiros - afirmou.

O senador Capiberibe confirmou as palavras de Lídice acrescentando que o deputado foi “um dos grandes combatentes pela democracia no país”. Pedro Taques afirmou que as causas defendidas por Sérgio Miranda permanecerão e continuarão a ser as causas daqueles que o admiravam. Acir Gurgacz disse que a morte do colega “é uma grande perda para o PDT, para Minas Gerais e para a política brasileira”.



26/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores registram voto de pesar pela morte do deputado Sérgio Carvalho

MAURO MIRANDA REGISTRA PESAR PELA MORTE DE EX-DEPUTADO

SENADORES MANIFESTAM PESAR PELA MORTE DE SALDANHA DERZI

Senadores manifestam pesar pela morte de Chávez nas redes sociais

Senadores manifestam pesar pela morte da mãe do senador Almeida Lima

Presidenta divulga nota de pesar pela morte do deputado Sérgio Guerra