Senadores manifestam pesar pela morte de Chávez nas redes sociais



As homenagens dos senadores a Hugo Chávez continuaram durante a a noite e a madrugada na internet. Nas redes sociais, os congressistas lembraram o legado de Chávez e destacaram o papel desempenhado por ele na política latino-americana. Nesta terça-feira (5), os parlamentares reunidos na sessão do Congresso fizeram um minuto de silêncio em pesar pela morte do presidente da Venezuela.

O político, que lutava contra um câncer e passou por tratamento em Cuba, tinha 58 anos e deixa três filhas e um filho. Ele foi eleito quatro vezes presidente da Venezuela e governou o país por 14 anos seguidos.

Segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que dedicou uma série de mensagens em seu perfil no microblog Twitter ao venezuelano, "Chavez deu grande contribuição para o novo mapa político da America latina".

"Chávez abriu o caminho para políticas sociais avançadas na América Latina, e esteve na linha de frente da derrota neoliberal e fim da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA)”, afirmou o senador.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), lembrou as relações de amizade não apenas do Brasil com a Venezuela, mas especialmente de seu estado, o Amazonas, que faz fronteira com o país vizinho.

Marcas

Para João Capiberibe (PSB-AP), Chávez deixou marcas profundas na Venezuela e América Latina. Delcídio Amaral (PT-MS) escreveu que a história do polêmico presidente Venezuelano se confunde com a de seu país. Ana Rita (PT-ES), por sua vez, afirmou: “O presidente Hugo Chávez entra para a história como um incansável lutador do povo, das causas populares e da democracia.”

Na opinião de Humberto Costa (PT-PE), Hugo Chávez foi um presidente que levou às camadas menos favorecidas de seu povo saúde, educação e bem estar social. Chávez, acrescentou o senador, “também contribuiu muito para a unidade e a independência de nosso continente”. Pedro Simon (PMDB-RS) citou indicadores do país vizinho que apontam que a “pobreza na Venezuela teve redução de 49,4% para 27,8% da população durante os 14 anos de Chávez”.

Futuro

Jorge Viana (PT-AC) escreveu que a Venezuela vive um período de turbulência política com a morte do presidente. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) prevê que venezuelanos saberão superar essa perda com a mesma firmeza com que Chávez conduziu sua revolução. Roberto Requião (PMDB-PR) também registrou seu pesar pela morte do presidente e acrescentou: “Que viva a Venezuela com sua força e seu exemplo.”

Já o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) resumiu sua manifestação ao seguinte: “Venezuela livre. Só falta Cuba”.

Também lamentaram a morte de Chávez pelas redes sociais Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Paulo Paim (PT-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Wellington Dias (PT-PI).



06/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nas redes sociais, senadores manifestam pesar por tragédia em Santa Maria

SENADORES MANIFESTAM PESAR PELA MORTE DE SALDANHA DERZI

Senadores manifestam pesar pela morte do ex-deputado Sérgio Miranda

Senadores manifestam pesar pela morte da mãe do senador Almeida Lima

Senadores manifestam pesar pela morte de Mandela e declaram sua admiração ao líder político

Senadores manifestam pesar pela morte de dona Isabel Victória, mãe de Arthur Virgílio