Senadores não podem virar as costas à opinião pública, diz Osmar Dias



Para tomar a sua decisão de votar favoravelmente ao relatório do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), o senador Osmar Dias (PSDB-PR) declarou que estudou o caso com cuidado, recebeu argumentos de todos os lados e ouviu atentamente as manifestações da sociedade durante o processo. Para Osmar Dias, a violação do painel e da prerrogativa do voto secreto dos senadores é um fato inegável.

- Por mais que digam que não podemos votar sob a pressão da opinião pública, não podemos votar de costas para a opinião pública. Costumo ouvir a opinião das pessoas que nos mandaram para cá - disse Osmar Dias, que lamentou o fato de o Senado estar passando por um momento de "sofrimento para todos nós".

Da mesma forma, Osmar Dias afirmou que "a maneira de passar o Brasil a limpo" é a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a corrupção no governo federal. "Por isso assinei o requerimento novamente, apesar de não ser confortável, sendo do partido do presidente, ter assinado e ter que enfrentar hostilidades e cara feia no corredor", afirmou.

Ele disse ainda que por diversas ocasiões trocou impressões sobre o processo no Conselho de Ética com o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e que contribuiu com discrição para o processo. "Não podia declarar o meu voto antecipadamente", justificou.

23/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores responsabilizam Renan Calheiros por desgaste da instituição junto à opinião pública

Senadores apresentam voto de pesar pelo falecimento do pai de Alvaro Dias e Osmar Dias

Para Alvaro Dias, governo manipula opinião pública para mostrar esforço por moralização

OSMAR DIAS QUER PREVENIR A CORRUPÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

OSMAR DIAS DIZ QUE SESSÃO SECRETA FOI DIVULGADA COMO PÚBLICA

OSMAR DIAS QUER TORNAR HEDIONDOS CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA