SENADORES PARABENIZAM EX-MINISTRO DA AGRICULTURA



Foram ao todo nove apartes ao balanço feito pelo senador Arlindo Porto (PTB-MG), à frente do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. O líder do governo no Congresso, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), congratulou Porto pelo que chamou de "comportamento exemplar".Arruda disse que o ex-ministro sempre teve o cuidado de convidar seus colegas senadores para as viagens que fazia aos Estados representados por eles, independente de filiação partidária.

De acordo com o líder, os parlamentares da base de sustentação do governo também tiveram sempre bom tratamento. O trato cordial do ex-ministro para com seus colegas parlamentares foi também elogiado pelo líder do PTB no Senado, Odacir Soares (RO).

O senador Osmar Dias (PSDB-PR) alertou para a importância do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na recomposição da renda agrícola do país. Ele ressaltou ainda o reconhecimento internacional dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul como áreas livres da febre aftosa. Arlindo Porto acrescentou que outros sete estados devem conseguir tal distinção. Esses estados representam 70% do maior rebanho bovino comercial do mundo, o brasileiro, com 167 milhões de cabeças.

Em oposição ao atual governo, a senadora Júnia Marise (PDT-MG) lembrou que tem feito muitas críticas à administração atual, mas elogiou os resultados "extremamente positivos" conseguidos por Arlindo Porto no Ministério. Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) citou o governador de seu estado, Antonio Britto, que disse que não poderia falar do novo ministro da Agricultura sem mencionar seu antecessor, agradecendo a Arlindo Porto o atendimento aos pleitos formulados pelos gaúchos.

O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) ressaltou o fato de que Arlindo Porto saiu do Ministério sem atacar o governo. O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) lamentou que o Ministério da Agricultura seja utilizado para fazer acomodações políticas. Também ex-ministro, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) destacou que Arlindo Porto devolveu a calma e a tranqüilidade ao setor agrícola, que voltou a acreditar no governo.

Por fim, seu antecessor no ministério, senador Andrade Vieira (PTB-PR), saudou Arlindo Porto e lamentou a falta de continuidade no Ministério. Após o encerramento do discurso, o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), disse que a Casa recebia com alegria a volta de Arlindo Porto. Afirmou que sua atuação como ministro, inequívoca, dignificou o Senado Federal, e que a mesa se juntava aos aplausos feitos pelos senadores.

15/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Agricultura analisa com senadores situação do cacau

Ministro da Agricultura fala aos senadores sobre a contaminação no leite

Mão Santa e Almeida Lima parabenizam Gol por preços promocionais

Comerciantes de Uberlândia parabenizam Senado pela aprovação do pacote para a segurança

CRA vai ouvir ministro da Agricultura no dia 26

Ministro da Agricultura se recupera bem de cirurgia