Senadores pedem comissão para inspecionar fronteiras do Brasil com a Colômbia



A possibilidade de uma intervenção norte-americana na Colômbia motivou requerimento de um grupo de senadores para que seja formada uma comissão com o objetivo de inspecionar as fronteiras do país com o Brasil. O requerimento foi lido na sessão da última quinta-feira e ainda vai ser apreciado em plenário. Encabeçado pela senadora Heloísa Helena (PT-AL) e subscrito pelos senadores Sebastião Rocha (PDT-AP), José Eduardo Dutra (PT-SE), Geraldo Cândido (PT-RJ), Eduardo Suplicy (PT-SP) e pelo então senador Julio Eduardo (PV-AC), o documento defende a necessidade de que cinco parlamentares inspecionem a região para acompanhar as ações do governo naquela área.

O Plano Colômbia, como é chamada a ação americana, pode, na opinião dos senadores, trazer sérias conseqüências tanto para a população quanto para o meio ambiente. Há a suspeita de que seja estratégia dos Estados Unidos, para combater o narcotráfico, o uso de um fungo que, além de destruir as plantações de coca e papoula, pode causar graves danos a grande parte do ecossistema da Amazônia, segundo os senadores.

Eles ainda alertam para uma declaração do vice-ministro da Defesa dos Estados Unidos, James Bodner, feita durante a Conferência Ministerial de Defesa das Américas, de que, independentemente do apoio dos países latino-americanos, o Plano Colômbia será executado.

05/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil e Colômbia farão plano bilateral de fronteiras para combater crime organizado

Senadores saúdam operação no Complexo do Alemão, mas pedem continuidade da ação do Estado e controle das fronteiras

Senadores pedem a Sarney criação de comissão para discutir novo pacto federativo

Senadores pedem a ministro mais apoio para que atletas fiquem no Brasil

Anvisa começa a inspecionar fábricas de próteses de silicone no Brasil e no exterior

Senadores pedem regulamentação do lobby no Brasil