Senadores pedem recuo nos juros
A defesa da redução das taxas de juros foi a tônica dos apartes ao discurso do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Representantes do Bloco da Oposição manifestaram preocupação com a retração da economia em decorrência do alto custo dos financiamentos. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) chamou atenção para a conjuntura de crise mundial que dá sinais de estagnação.
- Os dados dos últimos dois meses apontam que já estamos entrando em recessão. Mostram que o remédio amargo dos juros altos já foi longe demais, a dose foi muito amarga por um período longo demais e o risco de aprofundar esta política pode fazer com que percamos completamente o controle do nível de desaceleração da economia real - disse.
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse que a redução dos juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom), reunido em Brasília esta semana, é uma exigência da nação, dados os altos índices de desemprego. O senador José Agripino (PFL-RN) disse que o governo tem tomado medidas que dificultam ainda mais a retomada do crescimento.
- O superávit primário está chegando a 7% e não haveria necessidade dos cortes que foram feitos no orçamento. Houve ainda o aumento no depósito compulsório, que retira recursos de circulação e retrai a atividade econômica - citou o senador.
Os senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Leonel Pavan (PSDB-SC) manifestaram preocupação com as dificuldades do governo para implementar seus compromissos de campanha.
- Projetos vitais estão paralisados, o governo não estabelece prioridades e no geral não consegue produzir. É clara a situação na qual o governo não está fazendo o que deveria estar fazendo pelo país - disse Guerra.
Em defesa do Executivo, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que não se pode culpar o governo por apenas quatro meses e vinte dias de administração. Ele comemorou a informação de que os índices de inflação de abril estão próximos de zero, o que indicaria que a inflação está sob controle.
- Essa é uma das condições que permitirão ao governo examinar a hipótese concreta de diminuição das taxas de juros - disse.
20/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores pedem adiamento de votação da MP 449/08
Senadores pedem regulamentação do lobby no Brasil
Policiais rodoviários pedem apoio a senadores
Senadores pedem fortalecimento e modernização do Dnocs
Senadores pedem apuração rigorosa de denúncias
Senadores pedem transparência na apuração de denúncias