Senadores prestam homenagem a Roberto Marinho



O presidente do Senado, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), associou-se à homenagem prestada pelo senador Iris Rezende (PMDB-GO) ao presidente das Organizações Globo, jornalista Roberto Marinho, que completou 97 anos na segunda-feira (3). Para Tebet, ao prestar a homenagem o Senado fez justiça para com um homem que tantos serviços realizou para o Brasil e que sempre fez uso do poder em favor da pátria.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que Roberto Marinho ajuda a escrever a história do Brasil e saudou sua chegada à imprensa paulista, com a compra do jornal Diário da Tarde. O senador Francelino Pereira (PFL-MG) afirmou que a história do Brasil terá que fazer referência a Roberto Marinho. O senador Lindberg Cury (PFL-DF) lembrou que a Rede Globo tem levado cultura a todo o país, padronizando hábitos culturais e, especialmente, a língua.

O senador Artur da Távola (PSDB-RJ) relatou sua participação no jantar em comemoração ao aniversário de Roberto Marinho, realizado na casa do jornalista no Rio de Janeiro, no qual estiveram presentes figuras representativas da vida brasileira. Távola, que trabalhou 15 anos no jornal O Globo, disse sempre ter tido liberdade de expressão e lembrou que Roberto Marinho empregou pessoas que cassadas ou perseguidas pela ditadura militar.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) destacou o importante papel que a Rede Globo teve na integração nacional. "A Globo fez com que Roraima, mesmo quando não havia estradas de ligação com outros estados, estivesse em dia com o que acontecia no Brasil; com que as pessoas que lá viviam se sentissem brasileiros", afirmou. O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) disse considerar Roberto Marinho "um empreendedor e um vencedor".

O senador José Alencar (PL-MG) afirmou que ninguém chega onde Roberto Marinho chegou por acaso. O senador José Fogaça (PPS-RS) destacou a importância das novelas da Rede Globo para a cultura brasileira, observando que em todo o mundo a novela é um produto de baixa qualidade mas, no Brasil, "tem linguagem atraente, é bonita, um produto nacional de qualidade e enraizada na cultura nacional". O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) lembrou que o bom trabalho da Rede Globo fez com que o Brasil se destacasse mundialmente. O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) associou-se também à homenagem.

04/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova homenagem de Sarney a Roberto Marinho

Antonio Carlos Júnior presta homenagem a Roberto Marinho

Senadores querem homenagear Roberto Marinho por seu centenário

Senadores de todos os partidos homenagearam Roberto Marinho

Lily Marinho diz que é uma grande honra receber o diploma das mãos de Sarney, amigo de Roberto Marinho

Senadores prestam homenagem ao PCdoB