Senadores querem homenagear Roberto Marinho por seu centenário



Os líderes do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), e do PFL, José Agripino Maia (RN), apresentaram requerimento de homenagem ao jornalista Roberto Marinho, que completaria 100 anos neste dia 8 de dezembro. Para Arthur Virgílio, o ex-presidente das Organizações Globo merece homenagens por seu centenário, pois "sonhou com um Brasil melhor e livre". Agripino afirmou que o jornalista merece gratidão, pois "as Organizações Globo integram o país e levam, de graça, informação, cultura e diversão a todos os brasileiros".

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) somou-se ao requerimento, relatando a proteção que teria sido dada aos jornalistas comunistas por Roberto Marinho no período militar. Ele mencionou, em especial, a situação do jornalista João Saldanha, que, integrante do Partido Comunista Brasileiro, teria sido protegido pelo empresário.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) mencionou as campanhas institucionais das Organizações Globo, que, para ela, levam educação ao país. Ela também disse que Roberto Marinho "sempre respeitou os adversários e é uma unanimidade". Lúcia Vânia afirmou ainda que a programação da TV Globo está na "memória afetiva de todos os brasileiros".

O presidente do Senado, José Sarney, informou aos parlamentares que o requerimento de homenagem deve tramitar normalmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), como determina o Regimento Interno.



08/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores prestam homenagem a Roberto Marinho

Senadores de todos os partidos homenagearam Roberto Marinho

Lily Marinho diz que é uma grande honra receber o diploma das mãos de Sarney, amigo de Roberto Marinho

SENADO VAI HOMENAGEAR CENTENÁRIO DE BELO HORIZONTE

Garibaldi celebra centenário de Djalma Marinho e defende independência do Parlamento

ACM propõe Prêmio Roberto Marinho de Jornalismo