Senadores prosseguem debate sobre a Declaração de Durban Contra Racismo, a Xenofobia e a Intolerância
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) fará nesta quarta-feira (1º), a partir das 9h, a segunda audiência pública preparatória à conferência de Genebra de avaliação da implementação da Declaração e do Plano de Ação de Durban (África do Sul) Contra o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância. A conferência de Genebra ocorrerá de 20 a 24 de abril e deverá analisar as propostas aprovadas em Durban em 2001.
No último dia 18 a CDH realizou audiência pública na qual representantes da causa indígena denunciaram o racismo com que são tratados pela sociedade brasileira. Rosani Fernandes, representante dos povos indígenas Kaingang, de Santa Catarina, e da reserva Mãe Maria, do Pará, disse que os índios sofrem ainda "genocídio cultural".
Para a audiência desta quarta-feira foram convidados os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, para apresentar a aplicação das propostas de Durban no Brasil e a situação brasileira no contexto internacional.
Também foram convidadas a coordenadora da Secretaria Executiva de Articulação Nacional de Mulheres Negras, Jurema Werneck; e a relatora da Conferência de Durban, Edna Roland, além do coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, Manoel Uilton dos Santos; e o representante da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT) Cláudio Nascimento.
30/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH debate propostas da Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância
CDH analisa encaminhamento das propostas da Conferência Mundial contra Racismo, Xenofobia e Intolerância
ONU reúne líderes para reafirmar o combate ao racismo nos 10 anos da Declaração de Durban
Humberto Costa condena “preconceito, xenofobia e racismo” contra médicos cubanos
ALCÂNTARA ANUNCIA CONFERÊNCIA DA ONU CONTRA RACISMO, INTOLERÂNCIA ÉTICA E DISCRIMINAÇÃO
Evento: Começa hoje seminário sobre intolerância e racismo no futebol brasileiro