ONU reúne líderes para reafirmar o combate ao racismo nos 10 anos da Declaração de Durban



A Organização das Nações Unidas (ONU) vai reunir, na próxima quinta-feira (22), em Nova York, líderes de todo o mundo para reforçar o compromisso dos países com o enfrentamento do racismo e da desigualdade racial. A reunião do 10º aniversário da Declaração e do Plano de Ação de Durban foi convocada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e ocorre no âmbito do Ano Internacional dos Afrodescendentes. 

A Declaração e o Programa de Ação de Durban são resultados da 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em 2001, em Durban, África do Sul. Os documentos contribuem para o enfrentamento do racismo, que viola os direitos humanos de milhões de mulheres, crianças, jovens e homens afrodescendentes no mundo inteiro.

Especialistas e membros da sociedade civil vão participar do encontro para debater o tema: “Vítimas do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e das formas conexas de intolerância: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. 

A cerimônia de encerramento, será composta por uma plenária quando será apresentada uma síntese dos debates. A expectativa é que a reunião tenha como resultado a adoção de uma declaração de caráter político capaz de impulsionar os países para a elaboração de novas ações com foco no enfrentamento ao racismo e a discriminação racial.


Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



20/09/2011 18:54


Artigos Relacionados


Senadores prosseguem debate sobre a Declaração de Durban Contra Racismo, a Xenofobia e a Intolerância

Senado aprova declaração sobre racismo

Paim pede medidas para combate ao racismo

Salvador recebe chefes de Estado para debater combate ao racismo

Renan se reúne com líderes partidários para discutir FPE

ACM REÚNE LÍDERES PARA DISCUTIR PAUTA DA CONVOCAÇÃO